Num esforço colaborativo notável, a Salesianos Editora e a Equipa de Comunicação da Fundação Salesianos uniram-se para cobrir a WYD DON BOSCO 23, a participação do Movimento Juvenil Salesianos (MJS) nas JMJ23. Desde a chegada dos jovens peregrinos até as atividades espirituais e culturais, esta parceria garantiu o registo de cada detalhe e a sua partilha com o mundo.
Ao todo, o grupo de trabalho incluiu oito profissionais de comunicação nas áreas de conteúdos, design e multimédia. Juntaram-se, ainda, três voluntários nacionais e três voluntários internacionais da equipa de comunicação dos Salesianos de Espanha. Em conjunto, garantiram a ampla cobertura das muitas atividades integradas e promovidas no WYD DON BOSCO 23, desde o dia 31 de julho até ao dia 7 de agosto.
Para além das redes sociais Instagram e Facebook, a equipa atualizou constantemente o site da organização, o canal do youtube, uma página no site Flickr, dedicada à partilha de fotografias e, ainda, uma app especialmente desenvolvida para este evento.
O staff da comunicação trabalhou a partir do Media Centre localizado no Centro de Coordenação WYD DON BOSCO 23, espaço que também acolheu os outros órgãos de comunicação salesiana presentes nas jornadas: a ANS (Agência Noticiosa Salesiana) e a Canção Nova.
A Salesianos Editora, reconhecida pelo seu papel na educação e evangelização em Portugal, trouxe a sua experiência na produção de conteúdos. Juntamente com a equipa de comunicação da Fundação Salesianos, especializada na produção noticiosa multimédia e cobertura de eventos, documentaram os momentos salesianos relevantes.
A Jornada Mundial da Juventude trouxe a Lisboa mais de um milhão de peregrinos. Do total de peregrinos, cerca de oito mil inscrições foram realizadas a partir de casas salesianas de 102 países diferentes, fazendo do MJS o movimento com maior representação nas JMJ Lisboa 2023.