Provincial visita as Edições Salesianas

No dia 21 de março, as Edições Salesianas receberam a visita canónica do Provincial dos Salesianos, Pe. Aníbal Mendonça. Num breve encontro que reuniu colaboradores da sede e da Livraria do Porto, o responsável máximo pela Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, falou sobre o lema do Reitor-Mor para 2022.

 “Fazei tudo por amor, nada por força.” É este o lema que congrega os salesianos de todo o mundo em 2022. O Pe. Aníbal iniciou o encontro explicando a razão pela qual o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, escolheu esta citação de S.Francisco de Sales. Em, dezembro deste ano, assinala-se o IV Centenário da morte de S. Francisco de Sales, e o tema não poderia ser outro senão o da Espiritualidade de um dos patronos dos Salesianos e de onde nasce precisamente o nome que D. Bosco escolheu para a congregação que fundou em 1859. A dimensão do amor como vínculo e critério de obediência e liberdade foram os aspetos destacados, assim como a forma como D.Bosco foi capaz de beber de diferentes influências para construir o sistema preventivo baseado na razão, na religião e na bondade. 

Num segundo momento, o encontro centrou-se na análise das opções editoriais da editora, nomeadamente sobre o contributo do Ligações para a melhoria da qualidade da catequese em Portugal. No entender de todos, foi um projeto bem sucedido que, sempre com conhecimento dos secretariados diocesanos de catequese, propôs um itinerário alternativo e que tem sido acolhido por um número crescente de paróquias. 

A visita encerrou com a entrega de uma pequena pagela alusiva ao lema e com uma fotografia de grupo para registo e memória deste encontro. Previstas nos Regulamentos Gerais da Congregação, as Visitas Provinciais são uma oportunidade de promover a comunhão fraterna e de reforçar a missão comum e a proximidade entre os Irmãos e colaboradores que, em conjunto, mantêm vivas as presenças salesianas.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...
Noticia Webinar Emaus Salesianos Editora
Viver os Sacramentos: novos materiais catequéticos para a adolescência
A Salesianos Editora promoveu um webinar para apresentar os novos materiais catequéticos para o 7º ano...

Últimas

Pesquisa