Webinars Formação Pastoral reúne 1100 animadores

Durante o mês de maio, as Edições Salesianas dinamizaram o evento online "Webinars Formação Pastoral". Dirigido aos evangelizadores das mais diversas áreas, esta ação propôs às segundas-feiras, entre as 21h00 e as 22h00, uma formação online sobre diferentes temas.

O evento gratuito, mas de inscrição obrigatória, superou as 1100 inscrições de animadores pastorais provenientes maioritariamente de Portugal, mas também de Cabo Verde, Suiça, França e Brasil. 

A série de webinars iniciou com o tema “Fé e objetos”. O encontro foi orientado pelo salesiano cooperador Sílvio Monteiro que, a partir de objetos do quotidiano, nos foi mostrando como era possível falarmos da nossa fé de um modo mais prático e visível. 

A segunda-feira seguinte foi orientada pela psicóloga Mónica Freire que abordou o tema do grupo e liderança pastoral. Após o confinamento e a distância física, partilhou formas de os animadores continuarem a promover e a garantir a coesão do grupo.

O dia 17 foi dedicado à Pastoral Juvenil com a presença do salesiano espanhol Jesus Rojano. O especialista nesta matéria refletiu com os participantes sobre os diferentes impactos da pandemia na realidade juvenil e sobre o que é necessário repensar nos ambientes onde os jovens se encontram.

A noite do dia 24 coube ao Nuno Camelo que, a partir da sua vasta experiência de animação pastoral, lançou dicas e propostas para que os pais se sintam acolhidos e envolvidos na catequese.

Por fim, na útima segunda-feira do mês de maio, o João Fialho, de forma muito dinâmica e concreta, partilhou ferramentas para tornar a catequese digital mais dinâmica. Abordou ainda o conceito de “Catequese 3.0”, sublinhando a necessidade de o catequista adequar os recursos aos seu dispor a cada membro do grupo. 

A organização ainda vai promover uma avaliação mais formal desta iniciativa mas, a considerando o feedback simultâneo às lives, através do chat do youtube, os participantes valorizaram as aprendizagens e manifestaram grande entusiasmo por esta ação formativa. 

 

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...
Noticia Webinar Emaus Salesianos Editora
Viver os Sacramentos: novos materiais catequéticos para a adolescência
A Salesianos Editora promoveu um webinar para apresentar os novos materiais catequéticos para o 7º ano...
Dia Mundial do Livro celebrado pela Salesianos Editora em 2023
Campanha de descontos - Dia Mundial do Livro 2023
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Cavaleiro da Imaculada tem novo Diretor
Cavaleiro da Imaculada com novo Diretor
O Pe. David Teixeira, sdb, assumiu a direção do Cavaleiro da Imaculada, publicação mensal da Salesianos...

Últimas

Pesquisa