fbpx

O Papa recorda a importância de dar o primeiro lugar a Deus. Sempre.

Embora esta missão nos exija uma entrega generosa, seria um erro considerá-la como uma heróica tarefa pessoal, dado que ela é, primariamente e acima de tudo o que possamos sondar e compreender, obra de Deus. (EG 12)

Não se trata somente de considerar que Deus é muito importante. Deus está em primeiro lugar porque, na evangelização, tudo começa com Ele. É Ele que começa este esforço de envolver os homens no seu plano de amor. É Ele que envia o seu Filho. É Ele que nos comunica o Evangelho.

Quando estás atrapalhado por causa de um problema de disciplina, porque não tens todas as capacidades necessárias, porque não encontras maneira de motivar o teu grupo… tem calma.

Lembra-te que toda esta aventura começou com Ele. É Ele a origem da mensagem que queres comunicar. Foi Ele que te chamou a ti para este serviço. Foi Ele que chamou as crianças para a catequese. É Ele que transfora os corações.

Isto dá-nos uma certa tranquilidade, uma paz de coração. Sabemos como a evangelização é exigente. Mas saber que somos apenas colaboradores de Deus, que é Ele que tudo conduz, ajuda-nos e motiva-nos.

A fazer:

+ Toma consciência dos maiores fracassos, dificuldades e conflitos que enfrentaste ao ser catequista. Pensa agora onde estava Deus em tudo isso. Tentaste resolver as coisas com as tuas forças ou deste espaço à acção de Deus?

+ Quais as tuas experiências que mostram que Deus está em acção no teu ser catequista, mesmo sem tu fazeres nada?

Próxima Catequese - Catequese 04 - A Palavra tem uma força imprevisível

Catequese Anterior - Catequese 02 - Que o anúncio responda aos desejos mais profundos

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt