O tríduo pascal é o ponto mais alto do ano litúrgico. Começa na tarde de quinta-feira santa com a celebração da Ceia do Senhor e termina na tarde do dia de Páscoa. São três dias durante os quais seguimos, passo a passo, o Senhor na realização da Sua obra de salvação.
Na sexta-feira à tarde recordamos os sofrimentos e a morte de Jesus. No sábado evoca-se a sua sepultura e não há qualquer celebração litúrgica.
No domingo de Páscoa, durante a vigília pascal, celebramos a ressurreição do Senhor.
Na quinta-feira santa recordam-se dois grandes acontecimentos. Em primeiro lugar, o mandamento novo do amor. Deus tanto amou o mundo, que lhe enviou o seu Filho Jesus, o qual quis por nós dar a sua vida. Quis amar-nos até ao fim. Ao despedir-se, deixou um mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!" "Ele amou-nos até ao fim" (Jo 13,1).
O segundo acontecimento é a Instituição da Eucaristia. Nessa tarde, Jesus deu um sentido novo à ceia-memorial dos judeus: o pão e o vinho são o seu Corpo e Sangue, são a sua vida. Oferece-se aos seus como alimento e fortaleza. Ele disse: "Fazei isto em memória de mim!". E os sacerdotes tornam possível a celebração da Eucaristia ao longo da história.
No livro "A hora de Jesus" propomos celebrações pascais a partir das últimas horas de Jesus.
Partindo dos relatos dos Evangelhos, e estabelecendo os horários mais prováveis em que Jesus viveu os últimos instantes da sua missão entre nós, este livro é um desafio a acompanhá-lo na sua paixão. Num espírito de celebração e comunidade, vivemos e sentimos com Jesus e como Jesus. A estrutura de celebrações que o livro sugere é a seguinte:
Quinta-feira Santa | Sexta-feira Santa | Sábado Santo | Domingo de Páscoa |
18H00 - Antes do pôr do sol 20h00 - Getsémani Celebração Penitencial |
00h00 - Perante Anás 1h00 - Perante Caifás e o Sinédrio 2h00 - Negação de Pedro 3h00 - Tempo de repouso individual 7h00 - Despertar 7h30 - Aurora - Perante o Sinédrio pela segunda vez 8h00 - Perante Pilatos 9h00 - Perante Herodes Antipas 9h30 - De novo, perante Pilatos 10h00 - Hora da tortura física 11h00 - Condenação à morte 12h00 - Via Crucis 13h00 - Crucifixão 13h30 - O bom ladrão. Maria e João 15h00 - Morte de Jesus. Confissão do Centurião romano 16h00 - Água a brotar do coração 18h00 - Antes do pôr do sol- Sepultura Noite de sexta-feira santa |
04H00 - Ofício de leitura Oração de louvor matinal Meditação sobre gestos de Judas e Pedro que violaram a amizade de Jesus Mãe dolorosa Preparação da celebração da Vigília Vigília de Sábado Santo |
Aurora - Mulheres vão ao sepulcro Pequeno-almoço 12h00 - Discípulos de Emaús 16h00 - Soprou sobre eles o Espírito Santo Conclusão da celebração |