fbpx

Os trabalhos manuais são actividades frequentes na catequese, sobretudo na catequese da infância. No entanto, nem sempre é fácil manter o material arrumado. Ao longo do ano, os marcadores vão-se perdendo, ou guardando em sítios diferentes e, aos poucos, tudo vai sendo cada vez mais difícil de encontrar. Para evitar stresses e garantir que não perdes tempo à procura de nada deixamos-te 4 dicas simples que te vão ajudar a ter o material sempre à mão e pronto a usar.


Uma ideia genial, certo? Os novelos ficam assim preservados do pó, não se desfazem e não se formam nós. Para além disso até têm um efeito decorativo não achas?
Com um martelo e um prego, faz um pequeno furo na tampa. Faz passar a ponta da meada pelo furo, para o exterior do frasco e…já está!. Sempre que precisares de usar o fio, é só puxar e cortar.


A partir de frascos (ou latas!) vazios! É verdade. Com cola quente ou cola de contacto, junta alguns frascos na posição horizontal. Assim, o material fica mais acessível em cima de uma mesa, além de poder ser portátil.
Se quiseres envolver o grupo na sua construção, pede a cada criança que traga um frasco vazio de casa e, em conjunto, façam o organizador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Pois, tão simples que até custa pensar como é que nunca nos lembramos disto antes, verdade?
Pioneses, clips, borrachas, afias são pequeninos e cabem perfeitamente dentro de cada compartimento.
Em alternativa, podes usar embalagens de ovos vazias. Também servem na perfeição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Usa as de tamanho grande, como as do amaciador ou detergente da roupa. Recorta-as a partir do topo até ao máximo de um terço na horizontal e metade na vertical. Se mantiveres a pega serão mais fácies de manusear. São excelentes para guardar, por exemplo, os fantoches, rolos de cartolina, sobras de papel, bolas ou outros objectos maiores. Embeleza-os com papel autocolante colorido, se possível envolvendo o grupo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Esperamos que estas dicas te sejam úteis e inspiradoras. Pede aos catequizandos que te ajudem na realização destas sugestões. Será uma forma de, por um lado, trabalhares o espírito de grupo e, por outro, de os comprometeres na arrumação e manutenção dos espaços.
Nota: As imagens foram retiradas da Internet

Siga-nos

Visite as livrarias

SalesianosEditora LogotipoHRZ

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em educação, catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "A força da Palavra" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

geral@editora.salesianos.pt