terça-feira

Palavra
Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou.
Jesus diz em poucas palavras qual era a atitude das pessoas no tempo de Noé: levavam uma vida tão cheia com os afazeres do dia a dia, que nada viam para além das preocupações materiais. Essa rotina, dominada pelos prazeres efémeros, impediu-os de ver os sinais dos tempos concretizados no comportamento de Noé. E por isso foram surpreendidos pela catástrofe do Dilúvio.
 
Meditação
Será muito diferente a vida dos contemporâneos de Noé e nossa de hoje? Ao afirmarmos que hoje há muita gente que vive como se Deus não existisse, acaso não afirmamos que essa é uma vida de inconsciência dado que ninguém pode negar que todos somos mortais? Como nos tempos de Noé a moda impôs-se: preenchemos a vida apenas com as realidades materiais transitórias, com os prazeres de momento, com os aplausos cujo eco logo desaparece. E tudo nos parece que vai bem, sentimo-nos satisfeitos e felizes até ao primeiro percalço. E se este for mortal? Tudo estará perdido. Para o evitar Jesus recomenda-nos que conjuguemos o viver com o morrer, o hoje com o futuro, se queremos evitar o dilúvio da inutilidade da vida. Ser cristão a sério é o oposto de estar acomodado. 
 
Oração
Corro o risco, Senhor, de passar os meus dias satisfeito e “a bem com a vida”. Tudo me corre optimamente: a vida que EU escolhi, o negócio que EU construí, os projectos que EU idealizei. Até o Deus, melhor, deus que EU criei não me incomoda muito, não interfere no meu modo de viver, não me perturba para além dos rituais que às vezes EU lhe ofereço. Eu, eu, eu… tudo à minha medida! Cego que estou, Senhor. Perdoa-me. Faz desmoronar a minha instalação, limpa os meus olhos, purifica o sangue das minhas veias. Que eu acorde. Que me deixe interpelar por Ti. Que me comprometa. Que descubra que és Tu o verdadeiro agente do meu querer e do meu agir. Só Tu és o meu projecto de felicidade plena.
 
Acção
Farei hoje um exame de consciência procurando descobrir os campos da minha vida em que me sinto “instalado”. Pelo menos num deles actuarei de modo a renovar e vivificar algum aspecto.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7