Editora católica, fiel ao carisma de S. João Bosco. Especializados em educação e evangelização, estamos em Portugal desde 1946.

“A força da Palavra” é o nosso lema.

Produzir e editar recursos para a educação e evangelização das jovens gerações e seus educadores, em estilo salesiano, é a nossa missão!

Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e os nossos produtos estão disponíveis nas principais livrarias católicas portuguesas.

 

Atividade editorial dos Salesianos, em Portugal

Antes de 1947, a voz Salesiana no campo editorial era muito débil. As iniciativas editoriais existentes diziam respeito à publicação do Boletim Salesiano em língua portuguesa, iniciada em 1902, para Portugal e Brasil e a publicação nos anos ‘20 da revista Juventude Missionária. Também as Oficinas de S. José de Lisboa (Centro Tipográfico) tinham publicado, antes de 1910 e a partir de 1930, alguns livros. Mas é só a partir de 1947, graças às iniciativas do padre Humberto Maria Pasquale, que são lançadas as bases da editora Salesiana no Porto, iniciada anos antes em Mogofores.

Em 1938, este jovem salesiano padre é nomeado diretor e mestre de noviços da casa de Mogofores. Aí, no contacto com as paróquias, verifica a carência de formação dos agentes pastorais. Organiza um curso para catequistas e edita o catecismo popular “Onde não há padres” que é um sucesso. Inicia, assim, uma série de publicações de caráter devocional, auxiliado por benfeitores.

Em 1945, no Porto, com o apoio de uma benfeitora, consegue fundar a sede da editora com que tanto sonhava. Nasciam assim as Edições Salesianas, uma casa editorial que, desde a sua génese, se dedica e especializa na edição de recursos na área da educação e evangelização, especialmente catequese.

Em 2022, a editora passa a designar-se como Salesianos Editora. 

A editora dos Salesianos em Portugal foi fundada pelo italiano Humberto Pasquale.

Este salesiano chegou a Portugal em 1933 e em 1935 foi ordenado sacerdote pelo Car. Cerejeira. Em 1938 é nomeado diretor e mestre de noviços da nova casa que os Salesianos abriram em Mogofores.

No seu contacto com as várias paróquias, apercebe-se da necessidade urgente de catequizar o povo. Decide organizar um curso para catequistas que reúne 30 participantes. Estávamos no ano de 1939. Nesse mesmo ano, o padre Humberto escreve o catecismo popular “Onde não há padres” cuja primeira edição foi paga por uma benfeitora. Em pouco anos foram impressos 80 mil exemplares. No mesmo período, traduziu da editora italiana L.D.C diversos livros populares. Em 1942, para ajudar a Ação Católica portuguesa escreve a obra “Asas Brancas”, cujo último capítulo contém uma carta escrita pela Irmã Lúcia que naquela altura vivia em Espanha. Foram impressos quarenta mil exemplares. Graças ao contributo dos benfeitores, os livrinhos podiam ser postos à venda a preços muito acessíveis.

No outono de 1945, o padre Humberto recebeu a obediência de ir para a casa salesiana Oficinas de S. José, no Porto, que hospedava rapazes pobres e necessitados. O seu quarto torna-se depósito de todos os livros que tinha mandado imprimir em Mogofores. Para além da assistência na escola, tratava da expedição dos livros, ajudado por um aluno. Foi neste período que o padre Humberto, de modo criativo e original, editou uma série de quadros catequísticos a cores com o respetivo guia para os catequistas.

Mas, consciente das necessidades formativas que havia na área da educação e evangelização, começa a sonhar com uma sede para a editora dos salesianos em Portugal.

Numa noite de chuva, perde o elétrico e põe-se a caminho de casa com o terço na mão, pedindo a Nossa Senhora que o ajude a encontrar uma casa para a editora. Ao chegar ao cruzamento entre a Rua Fernandes Tomás e Alves da Veiga, escuta uma voz que lhe diz: “É esta! É esta!”. Olha à sua volta, não vê ninguém, mas os seus olhos detêm-se num prédio com azulejos de cor roxa. Nos dias seguintes, tenta saber a quem pertence o edifício, indicando que estaria interessado em alugá-lo para a obra editorial. Sabendo das suas intenções, a dona da casa, D. Filomena Mesquita, vai ao encontro do Pe. Pasquale para lhe dirigir as seguintes palavras: “Pois aqui estou para lhe dizer que a minha casa nem a alugo nem a vendo. Sendo para uma obra de bem, eu ofereço-lha!”. 

Estávamos em 1947 e, a 24 de outubro, é celebrada a primeira missa de ação de graças na sede da editora que recebe o nome de “Edições Salesianas”. Pouco tempo depois, no R/C do mesmo edifício é inaugurado o espaço dedicado à livraria.

Em 1966, os Salesianos abrem uma livraria em Évora e outra em Lisboa, em 1979.

Com a sua atenção aos jovens e às camadas populares, as Edições Salesianas desenvolvem-se rapidamente, até ocupar um lugar considerável ao lado de outras editoras católicas. As Edições Salesianas, fiel à sua orientação para os jovens e para as camadas populares, distinguem-se pelas suas publicações de caráter religioso e didático, especificamente no campo catequético.

Nos anos 70 e 80, tiveram um papel fundamental na renovação da linguagem musical e audiovisual ao serviço do Evangelho.

As Edições Salesianas manter-se-iam a funcionar no mesmo edifício durante 70 anos.

Em 2018 as Edições Salesianas mudam de instalações para um espaço mais funcional, havendo pela primeira vez a separação física entre a sede e a livraria do Porto.

Em agosto de 2022, a editora decide renovar-se, mudando de designação, logótipo e assinatura de marca. Passa a identificar-se como Salesianos Editora, reforçando a forma como sempre fora reconhecida pelo mercado: a editora dos Salesianos, em Portugal.

Desde a sua génese, a editora dos salesianos estendeu os seus braços à evangelização e à educação. Atenta aos sinais dos tempos, foi adaptando o seu catálogo às necessidades dos educadores cristãos, sem abdicar dos valores que a caracterizam.  Reconhecida pela criatividade das suas propostas, em 2018, teve um papel fundamental na renovação da catequese em Portugal com o lançamento do itinerário catequético Ligações.

Em Portugal, a Salesianos Editora procura difundir, pela palavra impressa, a força transformadora que a Palavra de Deus traz à vida do leitor.

Partilhamos os valores em que assenta a pedagogia de D. Bosco: razão, religião e bondade.​

Razão

Numa sociedade onde prevalece o individualismo, é fundamental formar cidadãos críticos, conscientes, com autonomia e capacidade de escolher diante de situações conflituantes. Pessoas que podem assumir responsabilidades – tanto na elaboração do próprio projeto de vida, como na construção de uma sociedade melhor – tendo em mente valores como a justiça, a solidariedade, o amor ao próximo, o respeito.

Religião

Abrimos perspetivas de realização pessoal e da comunidade, com ações concretas a partir da fé. Apontamos para caminhos baseados no Evangelho sem desrespeitar outras confissões religiosas. Acreditamos que a proposta de felicidade de Jesus é algo de bom e belo, e nunca um fardo ou uma obrigação.

Bondade

Dom Bosco afirma que “educar é obra do coração”. O amor precisa de estar, antes de tudo, no coração do educador. Procuramos que as propostas educativas tenham como sempre em conta o destinatário e a forma como ele precisa de se sentir amado.

A nossa identidade

Salesianos Editora (Logo)

A nossa representação gráfica tem como base um livro cujo corte dianteiro forma a letra E, numa referência clara à palavra editora. Este elemento é atravessado pela letra S (de salesianos) que também se assume como um caminho aberto que proporciona diferentes níveis de leitura:

  • a ligação entre o editor e o leitor que se materializa no livro,
  • a ligação entre o alto (Deus) e o mundo (dos leitores).

As cores de referência da editora são o laranja e azul, cores associadas ao otimismo e juventude e à confiança e segurança, respetivamente.

O slogan “A força da Palavra” resume a missão da editora: difundir pela palavra impressa, a força transformadora que a Palavra de Deus traz à vida do leitor.

Equipa

José Cordeiro

Rui Alberto, SDB

Define o plano editorial e acompanha as tendências do mercado

Orlando Camacho, SDB

Garante a viabilidade financeira da empresa

Claudine Pinheiro

Coordena as ações de comunicação da empresa

Aurelio Ferreira

Gere o expediente administrativo e faturação da empresa

Diogo Pinto

Coordena as compras e o expediente de armazém.

Fatima Eiriz

Atendimento telefónico e processamento de encomendas

Paulo Santos

Define a linha gráfica dos produtos da empresa

João Cerqueira

Coordena a produção e integra o Departamento de Design

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