quarta-feira
Palavra
Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada.
Jesus partindo de cenas da vida do campo e da casa, próprias dos seus conterrâneos e necessárias à subsistência das pessoas, diz o que vai suceder no dia da vinda do Filho do homem: o mesmo que aconteceu no tempo de Noé. Só que aqui, em vez do “a todos levou” explica que “uns serão levados e outros deixados”.E isto vai depender, fundamentalmente, da situação em que cada um se encontre.
Meditação
“Hoje todos fazem assim” – é a frase que frequentemente ouvimos como justificação da quebra de um agir moral ou de uma sã tradição. Deus olha individualmente e o mal comum nunca justifica o erro individual. Jesus adverte-nos de que pelo facto de todos passarmos pelos mesmos trabalhos, termos as mesmas actividades, nem por isso somos forçosamente iguais. A intenção com que agimos, as motivações que nos movem é que dão valor à nossa acção. Dos dois homens e das duas mulheres, um podia estar em vigilância, preparado à espera do Senhor e o outro não. Por isso tinham sorte diferente. Sou dos que se escondem na multidão ou ajo por convicção própria? Faço porque os outros também fazem ou imprimo o meu cunho especial? Ponho o selo de cristão àquilo que faço?
Oração
A tua vinda, Senhor, nunca será de dilúvio, de destruição, de terror, de condenação. Antes pelo contrário, de alegria, de salvação. Por isso nós e os primeiros cristãos, sobretudo, repetiam: constantemente: “Maranatha! Vem Senhor Jesus”! É incrível como nós tudo deformamos com o medo e ânsia. Faz-me, Senhor, sentir a alegria deste grito de vigilância e de desejo, e o dom que é a Tua vinda, melhor, as tuas vindas: no próximo Natal, no fim dos tempos e no meu dia a dia. Tu és um Deus de amor e não de terror. Que eu Te sinta amor.
Acção
Hoje, repetirei, várias vezes a invocação: “Maranatha! Vem Senhor Jesus”, e/ou a invocação do Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.