Segunda-feira
Lectio divina: 2º Quaresma (2010)
PALAVRA
«Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar»
Lucas convida-nos a subir com Jesus ao monte Tabor, fazendo-nos acompanhar por Pedro, Tiago e João. Depois de Jesus ter anunciado a salvação aos pobres, proclamado a liberdade aos oprimidos, já se tinha formado à volta dele um grupo dos que acolheram a oferta da salvação. O Tabor é uma preparação para subir a Jerusalém e enfrentar a cruz,para testemunhar o expoente máximo da salvação. Ali os discípulos recebem a revelação do Pai que, no alto do monte, testemunha que Jesus é o seu Filho, o Eleito.
MEDITAÇÃO
Para o homem bíblico, o “monte” era o lugar sagrado por excelência: a meio caminho entre a terra e o céu, era o lugar ideal para o encontro do homem com o mundo divino. Quais serão hoje os “montes” que favorecem este encontro profundo entre Deus e nós?
Jesus faz-se acompanhar por um grupo especial: Pedro, Tiago e João, famosos pela sua impulsividade e intransigência. Possivelmente estariam muito necessitados de “ideias mais esclarecidas”. E Jesus leva-os ao monte para orar. Só com a ajuda divina poderiam conhecer o seu Mestre. É um convite colectivo mas também personalizado.
ORAÇÃO
Senhor, ajuda-me a cuidar da minha atitude de abertura ao encontro contigo. Leva-me ao monte que derruba as minhas imagens preconcebidas e as ideias teóricas sobre Ti, e que me eleva à proximidade com o Pai, a fonte do amor que Tu nos revelas.
ACÇÃO
Procura viver este dia atento aos “montes” a que Jesus te conduz. Podem ser situações pelas quais nem esperas: um olhar puro de alguém por quem sentes antipatia ou rancor, uma palavra que te surpreenda com um elogio sincero, um aviso vindo de alguém que quer o teu bem! Podem ser tantas as oportunidades pelas quais aprofundas um pouco mais o conhecimento de Jesus e o tornas mais vital na tua existência.