TERÇA-FEIRA

PALAVRA
«Enquanto orava,…»
 
Segundo Lucas, tudo aconteceu “enquanto orava”. Este detalhe é especialmente significativo. As experiências intensas, aquelas que nos transformam de verdade, não podem acontecer senão naquela dimensão humana que revela o Filho de Deus que está entre nós: um profundo espírito de oração.
 
MEDITAÇÃO
Sempre que Jesus vê a fé dos seus discípulos vacilar afasta-se para orar, para partilhar a situação com o Pai. O anúncio de que Ele iria ser un Messias bastante diferente do esperado pela tradição judaica, sem alcançar as vitórias que todos esperavam – não chegaria a ser rei, não engrandeceria a nação israelita, …- iria abalar os fundamentos frágeis da fé dos discípulos. Jesus conhecia muito bem Pedro, Tiago e João, sabia que mostrariam maior resistência que os outros às suas palavras. Leva-os consigo procurando associá-los à sua oração e oferecer-lhes antecipadamente a experiência da vida em plenitude junto do Pai. É esse o verdadeiro triunfo do verdadeiro Messias.
 
ORAÇÃO
Concede-me, Senhor, o aconchego da tua intimidade com o Pai, pela união de amor no Espírito Santo. Não preciso de palavras para dizer as minhas dúvidas ou as minhas convicções: és infinitamente mais do que eu posso alcançar. Deslumbra-me o modo único com que me falas de Ti, de mim, dos meus irmãos e irmãs. Vem e reza em mim!
 
ACÇÃO
Deixa que hoje o mistério da Transfiguração irradie luz para os acontecimentos que te provocam dúvidas ou sofrimento. Aceita os desencontros, as incompreensões ou os insucessos como pequenos passos de purificação. Irradia a tua vida na luz da esperança certa: no teu caminho Jesus segue teu lado.
 
 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7