Quarta-feira

PALAVRA
«Alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente
 
Por um instante, Jesus mostra a sua glória divina, quando se transfigura durante a oração. Jesus vive esta relação de amor desde a eternidade, mas também na sua existência terrena, plenamente como homem A pessoa transforma-se, torna-se naquilo que contempla com os olhos do coração, torna-se naquilo que ama e naquilo que reza.O texto salienta o esplendor que Jesus irradia, na intensidade da luz que se vê no rosto, que altera mesmo a brancura das vestes. Esta experiência de união com Deus muda as pessoas. Jesus escolhe ter o seu apoio apenas em Deus e há-de manter esta escolha mesmo na noite mais densa, quando der a sua vida na cruz.
 
MEDITAÇÃO
O caminho de transformação interior dos discípulos é o mesmo do que foi para Jesus. Subir com Jesus ao monte, nesta Quaresma, é pôr de lado os teus interesses mais imediatos e egoístas, que quase sempre são tão importantes, e dar espaço a algo essencial na tua vida: o encontro com Deus. É certo que isto deveria ser assim na normalidade da vida, mas neste tempo favorável que o Senhor te oferece para conheceres melhor os seus dons, fá-lo com generosidade. Dele brotará uma conversão ao amor de Deus: os teus gestos solidariedade, de renúncia ou de jejum, servirão para te tornares mais livre a fim de contemplares a Luz do Pai que te chama a ir mais além.
 
 
ORAÇÃO
Aqui estou Jesus, diante de Ti, na verdade que Tu conheces melhor do que eu. Reconheço a minha pequenez e indignidade diante do Amor que ilumina a inteligência e o coração. Peço-te um coração novo, verdadeiramente capaz de amar e de perdoar. Faço minhas as palavras do salmo 50: “criai em mim, ó Deus, um coração puro, e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. Não queirais repelir-me da vossa presença e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.”
 
ACÇÃO
Ao longo deste dia propõe-te dedicar algum tempo a identificar os “ídolos” pesados que te impedem de subir ao monte e param o teu caminhar: a vaidade, a ambição, o orgulho, a importância absoluta que dás a certas actividades ou coisas, a incapacidade de parar no “inútil” da fé, o desejo de protagonismo, … Faz uma lista e avalia as pedras em que tens maior tendência a tropeçar. É um exercício que pode ajudar-te a estar mais atento e discernir pelo melhor bem na tua vida.  
 
 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7