QUINTA-FEIRA
Lectio divina: 2º Quaresma (2010)
PALAVRA
«Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém.»
Jesus conversa ali com Moisés e Elias, duas grandes figuras de Israel, que representam a Lei e os Profetas, e eles apresentam-se submetidos a Jesus. Desta maneira, Jesus ensina aos seus discípulos que Ele é o Messias esperado por todos os séculos, é a plenitude da Lei e dos Profetas. Um segundo detalhe neste versículo: Moisés e Elias, que surgem também resplandecentes, falam do êxodo de Jesus, a completar em Jerusalém.
MEDITAÇÃO
Jesus acabara de anunciar aos seus discípulos duas coisas muito difíceis de aceitar: primeiro, que o Filho do Homem (Lc 9,20) iria completar um caminho na vida definitiva, mas antes seria rejeitado pelos dirigentes que o levariam à morte (Lc 9,22); segundo, que o caminho dos seus seguidores era o mesmo, para alcançar a mesma meta (Lc 9,23-24). Os discípulos reagiram basicamente ao nível da sua humanidade, quer perante o choque provocado por estes anúncios da Cruz, como perante o esplendor da transfiguração. Não foram mais longe… e eu?
ORAÇÃO
Peço-te, Senhor Jesus, a graça de ir mais além dos meus medos e das inseguranças que me habitam. Estou aqui, procuro não resistir à lógica da Cruz, mas confesso que muitas vezes invade-me o pavor de “perder a vida”. Esqueço-me que se a perco contigo ganhá-la-ei. Dá-me a coragem de acolher o dom de participar contigo na redenção do mundo, na alegria e na dor, e de esperar com confiança a glória da vida eterna.
ACÇÃO
A tua vida é um dom. Há ocasiões em que as tuas palavras, a tua acção e até o teu silêncio, falam de Cristo. E há outras que O deixam escondido ou em segundo plano. Procura viver o dia de hoje a testemunhar e afirmar Jesus, como Moisés e Elias, nas tuas opções, no teu trabalho, no teu estudo, nas tuas saídas, nos teus desejos, nos teus tempos livres, nos teus projectos…