SÁBADO

PALAVRA
«Da nuvem saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O”.
 
Diante de Moisés e Elias, Deus afirma que o único que pode falar com autoridade é Jesus, e a sua mensagem será o critério para aceitar ou recusar qualquer outra mensagem, para discernir a validade de qualquer outra tradição anterior ou pos­terior.
«Escutar» é o segundo verbo desta cena do Evangelho. “Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-o”. Escutar Jesus quer dizer ser transformado por ele. A sua Palavra chama, faz existir, cura, liberta, muda o coração, faz florescer a vida, dá beleza e ilumina a nossa noite.
 
 
MEDITAÇÃO
Os nossos ouvidos estão sempre abertos. Ouvimos muitos ruídos durante o dia ou a noite, palavras, gritos, água, vento, explicações, ordens, música, … Mas muitas vezes esses sons são exteriores a cada um de nós, e podem ser apenas ruídos. Quando escutamos é diferente, o assunto interessa-nos. Somos capazes de levar em conta o que nos dizem e pô-lo em prática, com coragem e confiança.
 
Deus fala contigo e tu podes até ouvi-l’O sem ouvir. Para acreditar em Jesus é preciso escutá-lO, à sua Palavra, e fazer o que nos convida e pede. Escutar Jesus é a via que nos leva a ser seus discípulos, a dizer com o nosso testemunho que a realização autêntica está no dom da vida, por amor, mesmo que isso signifique passar pela cruz. Mas poderá alguém ser discípulo de Cristo sem assumir as exigências diárias da vida cristã?
ORAÇÃO
Retomo o texto do Evangelho e rezo com ele. Não se trata apenas de ouvir com as orelhas, mas de escutar activamente os sons, os ruídos, as palavras, as frases, as coisas não ditas, o silêncio. Tudo que está ao meu redor quando estou “dentro” do texto. Os meus ouvidos estão abertos? Receptivos? Estou mesmo a escutar Jesus? Qual é a mensagem para mim? Uma palavra ou uma expressão soam mais forte. Faço dela a minha oração, a companheira de viagem ao longo deste dia.
ACÇÃO
Ao longo deste dia, e propõe-te dedicar algum tempo a ouvir alguém que precise de um ouvido atento: um idoso, um doente, talvez um filho ou algum familiar.
 
Etiquetas

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7