sexta-feira

 

Palavra

Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse-Lhe: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo!». Jesus respondeu-lhe: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim Meu Pai que está nos Céus.

 

Na perspectiva das “pessoas”, Jesus era apenas mais um homem excepcional e profeta. A opinião dos discípulos vai mais além. Pedro, como porta-voz, resume o sentir do grupo dos discípulos: apercebem-se do seu mistério e vêem-no como Messias e Filho de Deus. Perante esta resposta, Jesus felicita Pedro e o grupo dos discípulos pela clareza da sua fé mas, no entanto, recorda-lhes que esta certeza não é mérito deles mas dom de Deus. 

 

Meditação

Muitos vêem em Jesus um homem bom, generoso, atento aos outros, sonhador, louco, mestre, revolucionário, condutor de massas. Mas ele é muito mais… Jesus precisa de mim, qual Pedro dos dias hoje, para anunciá-lo como Messias e Filho de Deus: o Deus entre nós! Mas antes, ele espera que escute a voz do Pai que é quem melhor conhece e nos dá a conhecer o Filho.  

 

Oração

(O amor) não se alegra com a injustiça,

mas rejubila com a verdade.

Tudo desculpa, tudo crê,

tudo espera, tudo suporta.

 

Acção

Jesus é Messias e Filho de Deus porque tem uma relação íntima com Deus. Vou procurar ter esta relação íntima com Deus – sentir-me enviado/a e filho/a de Deus – ao longo do dia e talvez assim anunciarei aos outros com mais fidelidade Jesus como Messias e Filho de Deus.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7