UM REI OPRESSOR
No tempo de Débora o povo não vivia em paz.
Porque se tinham afastado das leis de Deus,Deus não os protegia e eles viviam sob a opressão dos povos vizinhos, há 20 anos ( Jz 4,3).
O rei opressor era Jabin, rei dos Cananeus. Este rei dominava sobre todos e controlava todo o comercio de modo que as tribos israelitas não viviam em liberdade.
“ O rei de Canaan reinava em Hasor” ( Jz 4,2) ( Norte do pais). Era um rei poderoso.
O seu general, Sísera era valente. Este rei tinha poderio militar. Possuía 900 carros de ferro ( nº exagerado, mas para realçar a grande superioridade dos cananeus.)
O povo de Israel, nem por sombras conseguia fazer frente a tão poderoso rei.
Mas , Deus vai ter pena deste povo humilhado que clamou a Deus por ajuda. ( Jz 4,3)
O PROTAGONISMO DE UMA MULHER
No tempo já descrito, uma mulher exercia já as funções de juíza.
O termo Juiz, naquele tempo não significa o mesmo que hoje.
Qual era a função do juiz?Libertar o povo da opressão; ajudar o povo a resolver os seus problemas.
Débora, uma mulher casada com Lapidot, “ sentava-se para julgar sob a palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na montanha de Efraim e os israelitas íam ter com ela para que lhes fizesse justiça” ( Jz 4,5-6).
Débora é uma pessoa conhecida. É uma referência na sua tribo. Apesar dos caminhos inseguros, as pessoas recorriam a Débora para falar dos seus problemas, dos conflitos pelos quais passavam, pedindo conselho ou ajuda para resolver os seus problemas.
Mas , se havia problemas pessoais e familiares, o grande problema que o povo estava a sofrer era a opressão do rei Jabin, que lhes tinha cortado a paz e a liberdade.
Era necessário fazer algo mais do que ajudar as pessoas particulares e dar-lhes conselhos.