Introdução
Débora foi uma mulher destemida, corajosa, única Juíza nomeada entre tantos Juizes, a mulher- mãe que assumiu papeis de responsabilidade para salvar o seu povo das mãos dos “opressores”.
A nossa protagonista Débora está ligada a outra mulher, Jael.
Estas duas protagonistas conseguiram a libertação para o povo de Israel que saiu vitorioso de uma guerra contra os cananeus.
Na primeira parte desta brochura falaremos dos acontecimentos históricos e na segunda parte focaremos as qualidades desta grande lider que foi Debora.
Onde podemos encontrar a história de Débora e Jael? Nos cap 4 e 5 do livro dos Juízes.
A nossa protagonista Débora situa-se na história bíblica no tempo dos Juízes, período histórico de Israel entre Josué e a monarquia ( reis).
É dificil determinar o tempo da sua actuação, mas para termos uma ideia situá-la-emos entre os anos 1150 e 1125 A. C.
O povo de Israel estava organizado em tribos. Com Josué estas tribos entraram em Cannaan, mas esta terra estava ocupada pelos cananeus.( nome genérico dos vários povos que habitavam esta terra).
As melhores terras,vales, planícies, pertenciam aos povos que aí habitavam há mais tempo. As tribos de Israel ,salvo raras excepções tiveram de se contentar em viver nas montanhas.
Isto significava pobreza e fome,dado que as terras próprias para a agricultura eram escassas e a falta de água era permanente. Só com muito esforço conseguiam sobreviver.
E quanto a enfrentar inimigos?As tribos de Israel a nível militar não estavam organizadas. Não possuíam armamento militar. Cada um quando era convocado para a guerra, servia-se do escasso material que tinha como catanas,paus, espadas se as tinha e pouco mais.