SEGUNDA-FEIRA

PALAVRA

Naquele tempo, estava doente certo homem, Lázaro de Betânia, aldeia de Marta e de Maria, sua irmã. Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com perfume e Lhe tinha enxugado os pés com os cabelos. Era seu irmão Lázaro que estava doente. As irmãs mandaram então dizer a Jesus: «Senhor, o teu amigo está doente». Ouvindo isto, Jesus disse: «Essa doença não é mortal, mas é para a glória de Deus, para que por ela seja glorificado o Filho do homem». Jesus era amigo de Marta, de sua irmã e de Lázaro.

A narração da “revivificação” de Lázaro inicia-se com a apresentação dos protagonistas: Lázaro (que quer dizer “Deus ajuda”), as suas irmãs (Marta e Maria) e Jesus. Lázaro está doente e as irmãs fazem chegar a notícia a Jesus, sem pedir, explicitamente, a sua intervenção. Jesus comenta a notícia dizendo que não se trata de uma doença de morte, mas para glória de Deus e glorificação do Filho. Do quadro, percebemos, desde o início, a amizade de Jesus por esta família.

 

MEDITAÇÃO

Anunciam a Jesus a morte de um amigo e ele não se apressa. Deixa que tudo aconteça para que resplandeça a força que o Pai lhe dá. Aquela família de Betânia era realmente próxima de Jesus. O que nos mostra como Jesus era próximo daqueles que ama e daqueles que o amam. Esta é uma “amizade”, uma presença, uma intimidade que também nós desejamos e queremos, mas nem sempre conseguimos. Porque nos falta a entrega, porque nos falta a disponibilidade, porque nos falta amor. Preocupados com mil coisas, pomos de lado aquilo que é fundamental. E tudo isto, para maior glória de Deus!

 

ORAÇÃO

Ajuda-me, Senhor, a compreender o que me acontece e o acontece à minha volta. Ajuda-me a discernir o que é melhor em cada momento: saber esperar ou avançar. Ajuda-me a ser razoável e a não perder-me nas pequenas coisas. Ajuda-me a concentrar-me no que vale a pena e a compreender que tudo o que acontece é uma oportunidade para crescer e criar. Porque tudo acontece para “maior glória de Deus”, meu Senhor. Porque tudo acontece para que Deus seja tudo em mim… Ajuda-me, Senhor!

 

ACÇÃO

Tens recebido notícias dos teus amigos? Sabes que algum deles está doente e a precisar da tua presença? Porque não “marcas encontro”? Teu amigo/a está doente? – vai visitá-lo/la. Não será tempo de um reencontro?

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10