QUARTA-FEIRA

PALAVRA

Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará». Marta respondeu: «Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia». Disse-lhe Jesus: «Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrerá. Acreditas nisto?». Disse-Lhe Marta: «Acredito, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo».

A questão da ressurreição ganha aqui um sentido de eternidade, de anúncio de uma realidade nova que há-de suceder no fim dos tempos: trata-se de um enunciado da fé judaica (a ressurreição no último dia). Mas mais importante, é a confissão de fé de Maria, reconhecendo a Jesus como Messias, fazendo-nos recordar a expressão de Pedro: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16).

 

MEDITAÇÃO

Esta é uma narração que tem como objectivo uma pedagogia da fé em Jesus Cristo que é ressurreição e vida. Se a fé é o lugar da ressurreição, o amor é a força que impulsiona. Em nós, toda esta dinâmica de fé, move-nos a uma vida diferente; a um compromisso com quem sofre; a uma resposta constante. Nada, nem sequer a morte, nos demove neste processo de identidade com Jesus, o Messias, o Filho de Deus que veio estar connosco e oferecer-nos um projecto maior. Difícil é reconhecê-lo, a cada instante, neste nosso existir, como o “Messias” do nosso sentido. Que tens feito para o reconheceres, cada vez mais, como teu Senhor e Messias?

 

ORAÇÃO

Acredito que tu és o Messias, meu Senhor. Mas aumenta a minha fé. Para que não me desfaleça no meu caminhar para Ti. Para que não me desanime diante das inúmeras dificuldades da vida, da história, do meu tempo, do nosso mundo. Para que não perca a esperança. Para que não perca a capacidade de me compadecer. Para que não mergulhe na indiferença. Ou no medo. Ou… em qualquer outra coisa que me afaste de ti: meu Senhor, minha ressurreição, minha vida. Glória de Deus Vivo!

 

ACÇÃO

Jesus é a ressurreição e a vida. Que significado tem isto na tua vida? Como vives a experiência de Jesus fonte de vida e de ressurreição?

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10