Orar a Palavra: 4º DTC
SEXTA FEIRA
PALAVRA
Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens».
MEDITAÇÃO
Simão cai com os joelhos por terra em profunda adoração, experimentando a distância que separa a santidade de Deus e o pecado do homem. Diante de tão grande milagre, diante do ‘Senhor’ que fala em nome de Deus… Pedro reconhece a sua pequenez, advertindo a Jesus que se afaste para que não fique contaminado pelo seu pecado, como era costume entre os judeus. No entanto, Jesus fala pela segunda vez e diz palavras, novamente, que ninguém esperaria, àquele pescador experimentado: «Daqui em diante serás pescador de homens». Esta será a missão de Pedro. Esta é a nossa missão: lançar as redes para a pesca de homens. Como cristão, tomei a sério a missão que Jesus me confiou, ou continuo no meu lago de sempre, na minha pesca de sempre?
ORAÇÃO
Hoje te canto, Senhor: “Tu, que nas margens do lago, não escolhes nem sábios nem ricos, queres somente que eu te siga. Senhor, tu fixaste os meus olhos e quiseste meu nome chamar. E eu deixei o meu barco na praia e contigo encontrei outro mar”. Tu bem sabes, Senhor, que “sou um homem pecador”, mas que o teu olhar, o teu amor, transformou em “pescador de homens”. Que bom é pescar contigo; que maravilhoso é amar os irmãos a teu lado, Senhor; que alegria é dar por eles a vida, todos os dias. Recorda-me sempre, Senhor, que sou pescador de homens, que eles são o verdadeiro sentido do meu trabalho, do meu viver, da minha pesca de todos os dias.
ACÇÃO
Hoje vou ser, a sério, “pescador de homens”… ganhá-los para Deus (e não como troféus para o meu ‘orgulho pastoral’). Levarei uma palavra, “a palavra” de Deus que aquela pessoa concreta precisa para a sua vida.