1. A Ressurreição de Jesus: O Domingo de Páscoa marca a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, o acontecimento fundamental da fé cristã. Após a Sua crucificação e morte na Sexta-feira Santa, Jesus ressuscitou dos mortos, vencendo o pecado e a morte, oferecendo esperança e salvação a todos os que n’Ele acreditam. A Páscoa é um tempo para recordar e alegrar-se com este incrível ato de amor e graça, pois é o fundamento da fé cristã e a fonte da esperança eterna.
2. Renovação e renascimento: Tal como a Primavera traz nova vida e crescimento ao mundo natural, a “estação da Páscoa” simboliza a renovação e o renascimento no plano da espiritualidade. É um tempo para os cristãos refletirem sobre as suas vidas, se arrependerem dos seus pecados e esforçarem-se por viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. A época oferece uma oportunidade de crescimento pessoal e espiritual, à medida que procuramos tornar-nos melhores versões de nós próprios, e aproximar-nos de Deus.
3. Alegria e Celebração: A Páscoa é um tempo de grande alegria e celebração! É uma época de festa, de canto e de alegria pela vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. O recato da Quaresma é substituído pela exuberância da Páscoa, à medida que os cristãos se reúnem para partilhar a alegria do Senhor ressuscitado. É um tempo para celebrar com a família e amigos, participar na Eucaristia e em tradições festivas que têm sido transmitidas ao longo de gerações.
4. O Dom do Espírito Santo: O Tempo Pascal culmina com o Pentecostes, que comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, e o nascimento da Igreja. O Pentecostes é frequentemente referido como o “aniversário da Igreja”, uma vez que marca o início da missão dos discípulos de difundir o Evangelho a todas as nações. Durante o Tempo Pascal, antecipamos a efusão do Espírito Santo e os dons e frutos que o acompanham, tais como sabedoria, compreensão, conselho, fortaleza, conhecimento, piedade, e temor do Senhor. O Espírito Santo fortalece os cristãos para viverem a sua fé e partilharem a Boa-Nova de Jesus com outros.
5. Esperança e Vida Eterna: O Tempo Pascal recorda-nos a esperança e promessa de vida eterna que a ressurreição de Jesus oferece a todos os que acreditam n’Ele. É um tempo para reflectir sobre a realidade do céu e a garantia da nossa futura ressurreição, quando nos reunirmos com Deus. Este tempo encoraja-nos a viver com esperança e propósito, sabendo que as nossas vidas foram transformadas pela ressurreição de Jesus e que temos uma esperança segura e certa de vida eterna.
O Tempo Pascal é um tempo de grande alegria, celebração, e renovação espiritual para os cristãos. É um tempo para recordar e regozijar-se com a ressurreição de Jesus, para procurar crescimento pessoal e espiritual, para antecipar o dom do Espírito Santo, e para viver com esperança e certeza de vida eterna. Celebremos este tempo especial do ano litúrgico com gratidão e alegria!
Para mais textos sobre o tempo pascal, clica em:
Proposta de livro para o Tempo Pascal
-
Páscoa, tempo de oração5,25 €