1 No centro, o encontro pessoal com Cristo
Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de o procurar dia a dia sem cessar.
No centro da fé cristã está o encontro pessoal com Cristo. É daqui que tudo nasce. Não se trata de ter algumas informações ou opiniões (mesmo acertadas) sobre Deus. Ser cristão é fazer hoje experiência de encontro com Jesus vivo. Evangelizar é ajudar os outros a fazerem essa experiência.
Para um catequista isto pode parecer óbvio. Mas se olharmos para a catequese real que andamos a fazer… descobrimos que, às vezes, demasiadas vezes, perdemos este foco. Não é que passemos um ano inteiro, dez anos, a dizer aos meninos “tens de te encontrar com Jesus”. Claro que a catequese tem de falar da Bíblia, da Igreja dos sacramentos, da escola, da família, do desemprego dos pais… mas tudo isso deve ser sempre reconduzido a esta experiência fundante. É possível encontrarmo-nos hoje com Jesus. É bom esse encontro. É transformador esse encontro.
{youtube}gXmhtuyRfAg{/youtube}
A fazer:
+ Pensa na próxima catequese que vais orientar. Como é que os conteúdos que nela aparecem podem ser reconduzidos à experiência do encontro pessoal com Cristo?
+ Quais as dificuldades próprias de cada idade para fazer experiência desse encontro pessoal com Deus?
+ Quais as práticas eclesiais que ajudam os catequizandos a apreciar o encontro pessoal com Jesus?
Próxima Catequese – Catequese 02 – Que o anúncio corresponda aos desejos mais profundos da pessoa.