4ª feira

 
Palavra
O diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem».
O tentador é aqui identificado com o “diabo”. Noutros momentos, o mesmo pedido é apresentado por outras palavras “se é na verdade o Filho de Deus, salve-se a si mesmo”! Não importa a origem, importa o fim e o objectivo: mostrar agora que é autenticamente Deus connosco, capaz do milagre, capaz de transformar (qual prodígio!) pedras em pão. Mas “nem só de pão vive o homem”: vivemos de algo mais, marcados pela “marca” de Jesus Salvador.
 
Meditação
Duras são as pedras de uma existência que não se transformam em pão! O milagre maior de Jesus não está na capacidade de transformar “pedras” em “pão”, mas de transformar o nosso “coração de pedra” em  pão transformado de amor e vida nova. O que é necessário não é o “pão que sacia a fome”, mas o pão de eternidade que sacia para sempre o nosso ser, transformando-nos, porque alimentados pelo pão da vida. Ele mesmo, o Senhor. Porque nem só de pão vivemos. Vivemos desse amor e dessa graça oferecida a cada instante por Cristo, nosso Salvador. Que pão tens tu para oferecer, já que tão tocado pelo amor de Jesus?  
 
Oração
Transforma, Senhor, o nosso coração de pedra. Liberta-nos dos egoísmos, das falsas liberdades, da falta de sentido. Liberta-nos de tudo o que não nos deixa aproximar do que é fundamental, do que procede de ti, de todo o teu amor. Transforma-nos, Senhor, em homens e mulheres novos capazes sempre de amar e viver na disponibilidade da tua vontade. Transformados por ti em ti. Alimentados pelo pão da vida que és tu.
 
Acção
Nem só de pão vive o homem, mas há muitos homens que padecem a sua falta. O tempo da Quaresma é também um tempo de penitência e renúncia. Partilha a tua renúncia de hoje com quem sabes necessitado do “pão de cada dia”.
 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7