QUARTA FEIRA

PALAVRA

Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes».

 

MEDITAÇÃO

«Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». São as primeiras palavras de Jesus! Estranhas palavras, para quem vem dizer ‘a palavra de Deus’. Não eram estas as palavras que esperavam, certamente. Que pode ensinar um ‘carpinteiro’ a pescadores experimentados? Que loucura, lançar as redes durante o dia… todos sabem que se pesca de noite! Que nos pede Deus? Confiar mais n’Ele que nos nossos saberes e fazeres? Tantas canseiras na nossa vida, tanto trabalho durante a nossa noite para a pesca… e, sem Deus, revela-se a nossa impotência: «Andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada». E se Pedro não tivesse obedecido? Que milagres portentosos perdeu Deus em nós, por falta de confiança na sua palavra? Deus só precisa de uma palavra nossa, “lançarei as redes”, para o milagre acontecer… Tão pouco para um milagre tão imenso!

 

ORAÇÃO

Não sei, Senhor, o que disseste à multidão naquele dia, mas recordo-me das palavras que me dirigiste: «Faz-te ao largo e lança as redes para a pesca». Que me pedes, Senhor? Que me queres dizer? Perdão, Senhor, por desconfiar de ti, da tua palavra. Perdão, porque me afano em esforços inúteis, sem ti, pensando conseguir, sem ti e com o meu ‘saber’, a minha ‘abundância’, que se revela tão estéril, sem ti, Senhor. Mas hoje, Senhor, confiarei na tua palavra, “lançarei as redes”, para que possas fazer-te abundante no coração de tantos que vieram ao lago ouvir a palavra de Deus. Senhor, dá-me um coração crente e obediente à tua palavra.

 

ACÇÃO

Lança as redes para a pesca de Jesus, em gestos concretos. Lança as redes nos corações. Lança as redes ao teu redor, por muito ridículo que te pareça no momento, mas lança as redes para que Jesus possa fazer milagres que não suspeitarias.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7