QUINTA FEIRA

 

PALAVRA

Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos de tal modo que quase se afundavam.

 

MEDITAÇÃO

Pedro obedece a uma ordem sem sentido aparente… e o milagre aconteceu, muito maior do que teriam imaginado. E se obedecêssemos como Pedro? Se tivéssemos a mesma confiança? Quem vive e age segundo a palavra de Jesus, verá grandes milagres. Assim foi aqui, nesta quantidade de peixes inesperada, como na abundância de vinho em Caná (Jo 2,1-11) e na multiplicação de pães no deserto (Lc 9,12-17), como sinais da abundância dos dons messiânicos que brotam da ilimitada generosidade de Deus. Confiar-se à palavra de Jesus, é a única exigência para que o milagre aconteça. Os nossos saberes, o nosso esforço é importante, mas só a confiança incondicional na palavra de Jesus, encherá a nossa barca dos peixes que precisamos para cada dia…

 

ORAÇÃO

“Eles assim fizeram”, tal como tu lhes pediste, Senhor, e o milagre aconteceu, contra todos os prognósticos racionalistas. A tua presença em nós produz dons abundantes. Perdão, Senhor, se teimo na minha pesca solitária, auto-suficiente, sem ti. Aqui estou, Senhor, aqui tens a minha barca e as minhas redes à tua disposição, para te fazeres abundante em nós. Ajuda-me, Senhor, a confiar mais em ti, na tua palavra. Só assim colmatarás a minha pesca estéril, só assim a minha pesca terá sentido, para mim e para as demais barcas do nosso lago. Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé.

 

ACÇÃO

Ao longo do dia, a caminho do trabalho ou das aulas, em casa ou no supermercado, vou repetir, em forma de oração e sempre on-line com Deus, a frase: “Eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé”.

 

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7