No dia 7 de outubro, a Salesianos Editora acolheu a visita de Pe. Juan Carlos Pérez Godoy, Conselheiro Geral para a Região Mediterrânea. Esta visita, realizada em nome do Reitor-Mor, representa um sinal de acompanhamento e proximidade junto das diversas presenças salesianas.
O encontro contou com a presença dos colaboradores da Salesianos Editora e da Livraria do Porto, do diretor editorial Pe. Rui Alberto, Pe. Luís Belo, do Cavaleiro da Imaculada, e do diretor dos Salesianos Porto, Pe. João de Brito, num momento de partilha e reflexão sobre o trabalho editorial desenvolvido.
Uma missão que abrange 22 países
Pe. Juan Carlos Pérez Godoy começou por apresentar o seu percurso de vida na congregação. Cresceu nos ambientes salesianos e fez quase toda a escolaridade nos Salesianos de Utrera, a primeira casa salesiana de Espanha. Foi responsável pela Pastoral Juvenil e Família Salesiana, e foi Provincial da Inspetoria de Madrid. Em 2021, no 28.º Capítulo Geral, foi eleito Conselheiro do Reitor-Mor para a Região do Mediterrâneo e reeleito no Capítulo Geral seguinte, em abril de 2025.
De seguida, descreveu a zona que abrange a sua missão, que se estende por 22 países e 12 inspetorias, todas elas com realidades económicas, sociais e religiosas bastante díspares.
Congregar. Conhecer. Fidelizar
Os conselheiros, que não têm poder canónico, são os olhos, ouvidos e o coração do Reitor-Mor que, na impossibilidade de se deslocar a todos os 138 países onde os salesianos estão presentes, envia, em seu nome, os diferentes conselheiros. Pe. Juan Carlos Pérez Godoy sistematizou esta ação em três objetivos principais.
O primeiro será o de promover a comunhão. “As presenças salesianas não são ilhas”, explicou, “e é importante que façamos sentir que todos somos parte de uma grande família.”
O segundo é o de conhecer cada realidade, “não para a controlar, mas antes para a amar”. “Uma realidade que não se conhece não se pode amar, e quando uma realidade não se ama, não nos suscita interesse. A mim e ao Reitor-Mor interessa-nos amar cada uma das nossas realidades”, afirmou.
O terceiro é o de garantir a fidelidade ao carisma salesiano, dando orientações que concorram para o cumprimento do que foi definido no Capítulo Geral.
O coração da obra salesiana
Após um momento de apresentação de cada um dos colaboradores, Pe. Juan Carlos Pérez Godoy agradeceu o empenho de todos e sublinhou a importância do setor editorial para a Congregação Salesiana. A missão editorial, afirmou, “está no coração da obra salesiana” e constitui “uma realidade carismática”.
O encontro terminou com uma referência especial à Nossa Senhora do Rosário, cuja memória litúrgica se celebrava nesse mesmo dia, recordando o papel fundamental de Maria na espiritualidade e na vida da Congregação Salesiana.
Este encontro insere-se na visita extraordinária à Província Portuguesa da Sociedade Salesiana que iniciou a 2 de setembro e terminará em janeiro de 2026.