1. Não estejas sempre dependente do relógio e da tua agenda super-preenchida. Deixa que o tempo voe nas vossas mãos.
2. Que o teu olhar não se fixe no cabelo longo ou mal pintado ou mal penteado, nos piercings ou nas tatuagens. Olha-o olhos nos olhos e oferece um sorriso de orelha a orelha.
3. Não estejas sempre a distribuir sermões sobre Deus. Deixa que ele descubra em ti o Deus amigo e fiel de que tanto precisa.
4. Não tentes convencê-lo a partir da tua longa experiência ou ampla sabedoria. Deixa que seja ele a descobrir o que está no arquivo do teu coração.
5. Não lhe dês um papel secundário da sua vida. Deixa que seja el o protagonista na construção dos sonhos que leva no seu coração.
6. Não te esforces demais em formatá-lo com os teus sábios conselhos. Coloca antes o teu empenho em que ele cresça com o teu exemplo .
7. Não o critiques por causa das suas más companhias, pelas bebedeiras ou pelos seus amores de uma noite. Se depositas nele a tua confiança, o seu espírto se irá abrindo e verás como o teu testemunho o mudará de dentro para fora.
8. Não te irrites se ele não te escuta. Muda de estratégia. Escuta-o com a tenção e com amor.
9. Não reduzas a pessoa do jovem a uma colecção de notas. Abre os seus horizontes. Abre-lhe os olhos para que veja um mundo necessitado da sua inteligência, das suas capacidades, do seu trabalho, do seu tempo.