Bendita a hora em que me inscrevi no Workshop formativo ‘Ajudar os jovens a descobrir quem são’, orientado pela psicóloga Dra. Sofia Fonseca. A verdade é que fiquei triste por me ter dado conta que não poderia ir a este evento da iniciativa dos Salesianos por estar ocupado na data prevista mas, um cancelamento de última hora, permitiu-me inscrever-me e ir ao Porto.
O tema é aliciante pois não há tarefa mais necessária e, ao mesmo tempo, tão complicada do que esta de nos conhecermos a nós próprios e de ajudarmos os demais a descobrir-se a si mesmos. O Homem foi capaz de ir à lua e enviar máquinas para o espaço e até consegue ver coisas que não se conseguem ver a olho nu com o recurso à tecnologia e, apesar de tudo, não se conhece bem a si mesmo… foi tão longe e não consegue encontrar-se consigo próprio…
A Dra. Sofia Fonseca, com a sua afabilidade, simplicidade, sabedoria e experiência foi capaz de cativar um grupo de gente de todas as idades e oriunda dos mais variados sítios. Conseguiu, de forma sábia e singela, integrar-se num grupo heterogéneo sedento de aprender e de fazer caminho e consciente de que das melhores coisas que podemos oferecer aos jovens é partilhar o que somos e ajudá-los a encontrar-se e a encontrar sentido para a vida.
E como só se aprende a andar, andando e a escrever, escrevendo e a ler, lendo… foi uma formação muito prática em que experimentámos diversas, interessantes e criativas dinâmicas de autoconhecimento. O diverso material apresentado e utilizado pela formadora era profundo e exigente… Era decisivo desinstalar-nos das nossas zonas de conforto e questionar-nos sobre tanta coisa que repousa submersa no pó do tempo, dos medos e das resistências. Foi importante conceptualizar várias realidades sobre o que temos de mais e menos positivo.
Não vou contar mais… se puderem, não percam outras iniciativas formativas deste tipo! Foram três horas de muita partilha, profundidade e riso… Valeu a pena e vim ‘diferente’. Muito obrigado.
Paulo Costa