Família cristã
Devem conhecer a revista dos padres paulistas, a família cristã, na edição portuguesa. Aqui em Itália é semanal e tem muita força. Estilo “Visão”.
O que é que se passa? O governo tem feito uma série de leis para controlar a imigração que começam a pôr em causa os direitos humanos e que têm, dizem alguns, laivos de racismo.
O que é que acontece com a “Família Cristã”? A redacção tem assumido, em nome de uma leitura de fé, uma linha editorial contra essa política do governo. E tem escrito uma série de artigos de opinião contra essa linha do governo.
Claro que o governo e os seus apoiantes (e até alguns não apoiantes, estilo extrema-esquerda, sempre prontos a defender os direitos de todas as minorias; mas que desta vez, preferem calar-se e atacar a Igreja) se põem aos gritos a criticar o facto de a Igreja se estar a meter em política.
Evidentemente alguns sectores da Igreja (que nesta catolicidade em que vivemos, coabitam muitas cores políticas) alinham nestas críticas e têm atacado a revista.
Bom… que cada um se informe e amadureça a sua opinião. Mas parece-me que quando é necessário, em nome do Evangelho (Vinde benditos de meu Pai, porque tive fome, tive sede… era estrangeiro e Me acolhestes…), ser do contra e enfrentar os poderes instalados.