Num encontro informal mas de extrema importância, Dom Gildásio começou por se apresentar e contar um pouco do seu percurso na área da comunicação e marketing. De seguida, recordou a importância da comunicação no carisma Salesiano e o quão fundamental é que os setores que nela trabalham acompanhem as suas sucessivas transições e transformações.
Privilegiando o diálogo e a troca de opiniões entre os sete colaboradores presentes, Dom Gildásio partilhou as suas intuições sobre o que deve orientar a editora salesiana portuguesa:
– Jamais esquecer a relevância do livro no panorama da cultura e da evangelização;
– Garantir que a modernização seja acompanhada por uma gestão de qualidade;
– Entender as livrarias como espaços onde se pode e deve valorizar a cultura local;
– Garantir uma política de preço justa, adequada ao mercado e que garanta a subsistência das estruturas editoriais
– Escutar de forma ativa e atenta o cliente
No encontro estiveram também presentes o Pe. Rui Alberto que, para além de diretor editorial das Edições Salesianas é o Delegado Nacional da Comunicação Salesiana, e o Pe. Gabriel que, desde há três meses, colabora na obra Cavaleiro da Imaculada.
Esta reunião insere-se na visita às presenças salesianas de Portugal e Cabo Verde que decorre de 1 de abril a 30 de maio de 2021. Estas Visitas Extraordinárias estão previstas nas Constituições da Sociedade Salesiana, e têm como objetivo intensificar a comunhão dos Salesianos das várias províncias e acompanhar a atividade de cada uma das casas salesianas. Convocadas pelo Reitor-Mor podem ser delegadas num Visitador Extraordinário, como foi o caso desta visita assumida por Dom Gildásio.
O Pe. Gildásio Mendes dos Santos é natural de Conceição da Barra, Brasil, foi Delegado Provincial para a Comunicação Social entre 2004-2005 e 2009-2015 e Provincial dos Salesianos de Campo Grande. O Capítulo Geral 28 elegeu-o Conselheiro para a Comunicação Social.