Começaremos por dar uma olhadela a todos esses livros que formam aquilo a que nós damos o nome de Bíblia. |
Esta palavra «Biblia» é o plural do substantive grego «biblion», que significa livro. A Bíblia são todos esses livros santos. Uns grandes e outros com muito poucas páginas, mas todos eles importantes. O plural grego passou para o latim e tornou-se num substantive feminino singular: a Bíblia.
Estes livros nasceram de tradições orais, progressivamente reagrupadas e colocadas por escrito. Não nasceram em gabinetes de escritores, mas vieram do povo crente que fazia memória das maravilhas de Deus. Por isso, encontramos nesta biblioteca livros de estilos e géneros muito diversos, como iremos ver mais concretamente ao longo destas páginas.
Todos estes livros foram surgindo ao longo de mais de dez séculos. Uns têm autor, mas outros são anónimos. O facto de actualmente estarem publicados num só livro não nos deve fazer esquecer que se trata de uma biblioteca popular.
A primeira Bíblia impressa em tipografia foi a de Gutenberg em 1455. Actualmente é o livro que tem mais edições e traduções em todo o mundo. É verdadeiramente o rei dos livros. Merece o nosso estudo.