Comunidade Nª Srª Auxiliadora vive de forma especial o dia 24 de maio

As Edições Salesianas estão sediadas na Casa Nª Srª Auxiliadora, onde reside uma comunidade salesiana há 71 anos. Uma vez que esta comunidade vai extinguir-se no próximo mês de Setembro, o dia 24 de maio foi celebrado de forma especial.

 

A editora salesiana portuguesa nasceu pela mão do Pe. Humberto Pasquale, em Mogofores. Em 1946, quando este salesiano veio para o Porto, trouxe consigo a obra da edição de livros. Pela falta de espaço que enfrentava – podemos ler na sua biografia que o seu quarto era, também, um armazém (1) – o sacerdote italiano começou, desde logo, a procurar uma nova sede para a editora onde pudesse funcionar uma livraria. O seu sonho viria a concretizar-se através da generosidade da D. Filomena Mesquita que ofereceu ao salesianos um edifício de quatro andares entre as ruas Fernandes Tomás e Alves da Veiga. Aí nascia a Casa Nª Srª Auxiliadora, bem como a nova sede das Edições Salesianas.

Setenta e um anos depois, por razões relacionadas com a gestão dos recursos humanos e patrimoniais, o Conselho Provincial decidiu unir os salesianos desta comunidade aos da obra Salesianos Porto, localizada no Lg. Pe. Baltazar Guedes. Assim, esta foi a última vez que a solenidade de Maria Auxiliadora foi celebrada na casa que tem o seu nome. Por esse motivo, a data foi assinalada de forma especial. A partir das 17h30, benfeitores, salesianos, ex-funcionários e colaboradores da editora uniram-se na capela para um momento de oração, presidida pelo Pe. Rui Alberto, diretor da casa. De seguida, os presentes reuniram-se na sala de jantar da comunidade para um momento de convívio.

A evangelização através da “boa-imprensa” (2), sob o manto protetor da Nª Srª Auxiliadora, continuará a ser a missão das Edições Salesianas. Apesar da saída da comunidade salesiana, o edifício manter-se-á como sede da editora, do Cavaleiro da Imaculada e da Livraria Salesiana do Porto. 

 

(1) “O traquina de Deus”, Pasquale Humberto, Edições Salesianas 2014 

(2) Expressão de S.João Bosco para definir a natureza das editoras salesianas 

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Visita-pe-Juan-Godoy
Salesianos Editora recebe visita do Conselheiro do Reitor-Mor
O encontro contou com a presença dos colaboradores da Salesianos Editora e da Livraria do Porto, do diretor...
Artigo-Evangelizar-Porto
Evangelizar/25 Porto – Mais de 600 participantes olham mais longe
Os Salesianos do Porto acolheram, nos dias 4 e 5 de outubro, as duas edições a Norte do Evangelizar 2025,...
E-vangelizar-25-ESTORIL
E-vangelizar/25: Bispo D. Rui Gouveia desafia Catequistas a "Olhar para Longe"
No passado dia 20 de setembro, os Salesianos do Estoril acolheram a primeira edição do E-vangelizar/25,...
Visita_pe-Joao_brito_F
Pe. João de Brito visita Salesianos Editora e reafirma compromisso com a missão editorial
O novo diretor dos Salesianos Porto, Pe. João de Brito, realizou uma visita às instalações da Salesianos...

Últimas

Pesquisa

Procurar