“As Famílias de Caná nasceram quando a família Power sentiu o chamamento de Deus para partilhar com outras famílias a sua forma particular de ser igreja doméstica”, é desta forma simples mas rica que Teresa e Niall definem o movimento. O Niall é irlandês, foi educado na fé católica, foi escuteiro e participou desde sempre na vida paroquial, em família. A Teresa é natural de Lisboa, mas viveu e cresceu em Castelo Branco. Participou desde pequena, em família, nas atividades da sua paróquia. Integrou o movimento “Convívios Fraternos” com quinze anos, fazendo parte da equipa coordenadora ao longo dos anos seguintes, até casar.
O Niall e a Teresa conheceram-se na Alemanha em 1992, a meio dos seus cursos universitários, inseridos no projeto Erasmus de mobilidade de estudantes. Uniu-os desde o início a fé católica e um grande amor a Nossa Senhora, a quem se consagraram no dia do seu casamento, a 27 de julho de 1996, em Fátima. Ambos exercem as suas profissões, o Niall na Universidade de Aveiro, a Teresa como professora de Inglês em Anadia.
Abertos à vida e ao amor, foram abençoados com sete filhos, tendo um deles partido para o céu com apenas um ano e meio de idade. Depois de Aveiro e Gafanha da Encarnação, a família Power escolheu Mogofores como residência, a partir do verão de 2007, tendo como âncora para a sua vida católica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora. Foi ali que o pároco, José Fernandes, salesiano, convidou-os a dar catequese e a orientar o coro infantojuvenil da paróquia, ficando fascinado como a família rezava em conjunto e contava histórias da Bíblia, desafiando aquela família a partilhar com outras esta sua experiência de fé familiar. Assim começou o movimento, quase sem querer.
Nascia Famílias de Caná, um movimento que desafia a família inteira, e não apenas o casal, à santidade. Entusiasmado, o padre José Fernandes mostrou-se imediatamente disponível para celebrar missa e confessar os participantes nos retiros que a família queria orientar.
O primeiro retiro aconteceu a 14 de setembro de 2013 com famílias amigas da família Power. O entusiasmo dos participantes foi contagiante, e no retiro seguinte havia já mais famílias a experimentar esta dinâmica de fé familiar, que desde essa altura não parou de crescer.
Nessa altura, e com o intuito de difundir cada vez mais esta dinâmica de evangelização familiar, o salesiano desafiou, ainda, a Teresa a escrever um livro sobre como a sua família recitava o terço, diariamente. Nascia, assim, a série de três livros “Mistérios da Fé“, editados pelas edições Sasleisanas. Aqui, percebemos como é que a Família Power, recuperando a tradição judaica de contar e recordar as histórias do povo de Deus, criou um itinerário de evangelização a partir do rosário. Através do diferentes mistérios, vamos acompanha-se a vida de Jesus, desde o anúncio do seu nascimento até à sua morte e ressurreição. Tal como Maria, quem reza vai meditando a Palavra e interiorizando que Jesus, mais do que um homem extraordinário, é o cumprimento de todas as profecias anunciadas no Antigo Testamento.
No dia 21 de janeiro de 2015, a Família Power foi recebida no Paço Episcopal. D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, tomava assim conhecimento da existência das Famílias de Caná e comprometia-se a acompanhar o movimento nascente, com a sua oração, a sua palavra e o seu discernimento. Na quaresma seguinte, orientou o retiro quaresmal do movimento.
Entretanto, a Família Power foi sendo convidada a dar testemunho em vários pontos do país. Deste testemunho, têm nascido muitas Famílias de Caná e algumas Aldeias de Caná (Vila Nova de Famalicão, Ribatejo, Proença-a- Nova, Cascais, Anadia e Almada) que por sua vez são berços fecundos de novas Famílias de Caná, através do seu testemunho e do seu entusiasmo.
A missão da Família Power e das famílias que com ela vão caminhando tem sido “levar a alegria das Bodas de Caná ao maior número de famílias possível, de acordo com a Palavra do Evangelho: «Ide, pois, às encruzilhadas dos caminhos e chamai para as bodas a quantos encontrardes» (Mt 22, 9)”.
Fonte: Nota de Imprensa divulgada pela Família Power