O repto foi simples: porque não desafiar as famílias da paróquia a celebrar a Santidade propondo às crianças que se vestissem de Santos?
Esta sugestão pastoral é narrada pela Teresa Power, autora dos livros “Mistérios da Fé” no seu blog Famílias de Canã.
Prevendo que algumas famílias não pudessem estar na Eucaristia do dia 1 de novembro, o festejo foi antecipado para o Domingo, sendo a catequese substituída pela festa da Santidade Juvenil.
Chegados ao santuário, o entusiasmo das crianças era muito. “Depois da homilia, o senhor padre [Taveira] chamou à frente todos os meninos caracterizados e, um a um, pediu-lhes que identificassem o seu santo“, conta a Teresa Power.
No final da celebração, o pátio do Santuário de Mogofores encheou-se de jogos de santidade. “Cada criança, munida de um “passaporte da santidade”, foi convidada a participar nos seis jogos propostos e a receber um carimbo depois de jogar cada um. Houve jogos de adivinhas sobre santos, jogos de saltar à corda, jogos de cadeiras, e até um jogo “Doçura ou Candura” com direito a M&Ms gratuitos. Variando entre jogos mais infantis e outros mais juvenis, procurámos chegar a todos.”, explica, ainda, a fundadora do Movimento Famílias de Cana.