Tema
A guarda-fiscal vigia a zona entre a fronteira espanhola e a cidade de Elvas. Os contrabandistas esperam um grande carregamento de cigarros “americanos”.
Terreno
Arborizado. Cortado por uma estrada ou caminho (a fronteira Espanha-Portugal). Dentro do terreno, a 100 metros da fronteira, está a “cidade de Elvas” (zona ampla e bem conhecida de todos, preferivelmente num terreno descampado). Assinalar na estrada os pontos entre os quais decorre o jogo.
Jogadores
Divididos em dois campos: guarda-fiscal e contrabandistas. Mínimo de 8 jogadores por campo.
Regras
Os contrabandistas devem entrar na cidade de Elvas com a sua “mercadoria” (qualquer coisa não demasiado evidente mas que não se possa esconder. Exemplo: um lenço com nós).
A guarda não pode passar a fronteira. Operam só entre a cidade e a fronteira.
Os contrabandistas são apanhados a toque. Nem todos os contrabandistas trazem “mercadoria”; alguns podem viajar sem nada.
Os contrabandistas apanhados (tocados) na posse de tabaco, estão presos. São levados para a cidade sem a mercadoria e não tomam mais parte no jogo.
Mas se forem capturados sem nada, a guarda não os pode deter. Podem continuar para Elvas ou voltar para a fronteira.
O número de pacotes de mercadoria a transportar é combinado antes do jogo, em função do número de jogadores.
Vencem os contrabandistas se, no tempo previsto de jogo, conseguirem fazer entrar em Elvas, pelo menos, metade da carga.
Material
Lenços ou pedaços de tecido com nós