SEGUNDA-FEIRA

 

Palavra

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco.

O texto começa com uma condição: “se me amardes”. Não restam dúvidas que o amor que Jesus pede supõe a condição do cumprimento dos seus mandamentos. Em consequência, o Pai enviará o “Paráclito”. Em João, o “mandamento novo” (Jo 13, 34) de Jesus é o amor. Aqui “os meus mandamentos” não são “preceitos morais”, mas implicam todo um modo de viver, em união de amor, com Jesus.

 

Meditação

Não restam dúvidas que o fundamento da nossa relação com Jesus está no amor. Um amor que leva ao seguimento incondicional. À entrega. À guarda dos seus mandamentos. Não restam dúvidas que não se pode estar unido a Jesus, se não se partilha um “quadro de valores”, uma “identidade própria”, um modo de entender a vida que se fundamenta no projecto de amor de Deus e de Jesus, do qual ninguém é excluido. Jesus requer amor, para que seja possível a Aliança nova, numa atmosfera que compromete todo o nosso ser, com o ser de Deus em nós. Que significado tem o amor de Jesus na minha vida? Que me pede o amor de Jesus? A que me compromete? Como me guia?

 

Oração

Não pedes mais que amor, Senhor. E o que pedes, sobrepassa, muitas vezes, as minhas forças, a minha debilidade, o meu compromisso contigo. Quero amar-Te, Senhor, seguindo a Tua vontade. Quero amar-Te, Senhor, vivendo só de Ti. Quero amar-Te, Senhor, bendizendo o Teu nome, o Teu Ser em mim, o Teu Amor. Quero amar-Te, Senhor.

 

Acção

Os “mandamentos” do Senhor, comprometem o meu viver. Procura ao longo do dia de hoje, viver os mandamentos do Senhor, para uma identidade plena com o Seu Amor.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7