Terça-feira
Palavra
Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós.
Um “Paráclito”. É a primeira vez (de cinco) que João coloca no anúncio de Jesus a novidade do “intercessor”, do “consolador”, do “assistente” que dará segurança aos discípulos e a certeza de nunca viverem abandonados a si próprios. A sua presença não é corpórea, mas não por isso será menos real, confirmando o desejo de Deus de permanecer, habitando no meio dos seus, para sempre.
Meditação
A presença do Espírito renova a experiência da comunidade. O “mundo”, na distância de Jesus, não o pode perceber. Vive na “miopia” e na “ignorância” do seu existir. Não vê, porque não conhece. Não conhece, porque não ama. Não sente, porque não dá oportunidade para que possa estar. Se assim é… porque, também eu, estou tão necessitado do “Paráclito” em meu viver? Porque “não vejo” com clarividência a Sua presença?
Oração
Senhor Jesus, nós acreditamos que tu nos amas e desejamos também nós amar-te com todo o coração, com todo o nosso ser. Doa-nos o Espírito de verdade para que nos faça compreender e pôr em prática as tuas palavras de vida. Enche o nosso coração com o teu amor, para que possamos ser habitação de uma verdade plena que nos inunda e vem de ti. Para que tenhamos vida. Para que sejamos amor.
Acção
O Espírito da Verdade está em ti, desde o teu Baptismo. É uma experiência que se torna testemunho. É uma força que encoraja, porque habita em vós. Procura viver o teu dia com optimismo e alegria, na certeza de que Deus está contigo.