Quarta-feira
Palavra
Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis.
Uma pergunta inquietante surge no coração dos seus: se a morte os afasta do Mestre, como será o futuro sem Ele? Jesus assegura: não vos deixarei órfãos. No tempo que se seguirá à sua morte, a relação com Ele continuará. Mais: terá um novo vértice de intensidade. O “mundo” (os que obstinadamente teimam em negá-Lo) já não verá: só à luz da fé, do amor feito mandamento novo, e a vida nova do Ressuscitado, poderão tornar vivo e visível a presença de Jesus. E graças ao Espírito, os discípulos compreenderão a realidade profunda de Deus, de Jesus e deles mesmos.
Meditação
Surge o medo da orfandade. Mas a Sua presença não será ausência. Será ainda mais real, mais profunda: porque Ele vive, e eles viverão N’Ele. Como raiz e fonte do seu acreditar e do seu amar. E o Seu viver, será fonte de um “novo viver”, fonte de vida para sempre em nós. “Voltarei para junto de vós”: esta promessa realiza-se sempre que o Seu Amor se torna eucaristia, presença activa e renovante, alimento seguro, força do nosso viver. A Sua presença é “apenas” (!) amor… porque me custa tanto, em tantos momentos, esta sensação de orfandade que tantas vezes “o mundo” nos quer impingir? Porque não viver “apenas” do Seu Amor?
Oração
Tu estás sempre connosco e não nos deixas órfãos, abandonados, sós. Também nós queremos permanecer contigo e em Ti. Dá força e acrescenta este nosso desejo. Dá-nos a alegria do encontro, a cada instante, contigo, para que te possamos ver, amando-Te no irmão necessitado; para que te possamos sentir, na entrega das nossas vidas; para que possas viver em nós. Com o silêncio do teu mistério e a serenidade da tua presença. Num amor grande, que ninguém do mundo poderá destruir e fazer calar.
Acção
O mundo já não vê o Senhor Jesus. Procura ao longo do dia de hoje tornar a Jesus uma presença viva na tua vida, dando testemunho, àqueles que te rodeiam, do significado de Jesus na tua vida.