Ano A – VII DOM PÁSCOA – SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR
« Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos»
O trecho de Evangelho proclamado no VII Domingo de Páscoa, Solenidade da Ascensão do Senhor, conclui a narração das aparições de Jesus ressuscitado. Termina, assim, o Evangelho segundo São Mateus. Descreve a missão universal de Jesus, a missão confiada aos Apóstolos, a promessa de permanecer ao nosso lado até ao fim dos tempos. Esta solenidade faz parte do Credo: “E subiu ao céu, onde está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso”. A Ascensão é o final da primeira vinda. Deixa-nos no tempo de espera da segunda: “E há-de vir de novo para julgar os vivos e os mortos e o Seu reino não terá fim”.
Evangelho segundo S. Mateus (Mt 28,16-20)
Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou Se e disse lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».
SEGUNDA FEIRA
Palavra
Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara.
Mateus situa o acontecimento na Galileia, no monte para onde Jesus os tinha convocado para se despedir. A Galileia é o lugar de encruzilhada de caminhos. Jesus volta ao Pai a partir do lugar por onde passam os homens das mais diversas culturas.
Meditação
Jesus deixa os seus discípulos sozinhos no meio dos homens: numa encruzilhada de caminhos. Esse é o lugar dos discípulos: o coração do mundo. Agora toca-lhes a eles fazê-Lo presente, anunciá-Lo e baptizar os que se convertam. Os discípulos de todos os tempos sentirão a urgência de ir aonde os homens jogam o sentido da vida. Onde me encontro neste momento? Qual é a minha Galileia?
Oração
Senhor Jesus, chamaste os discípulos para uma missão especial. Eles andaram contigo, escutaram a tua voz e tornaram-se testemunhas da tua ressurreição. Senhor Jesus, faz com que nos sintamos também nós chamados a sermos mais humanos, mais solidários, mais felizes, e também chamados a sermos membros activos da tua Igreja necessitada de cristãos empenhados.
Acção
No início desta semana traça as coordenadas que te levarão até à (tua) Galileia, de forma a viver um encontro mais intenso com Jesus: momentos de oração, tempo de reflexão sobre a Palavra de Deus, tempo para anunciar a Cristo e tempo a dedicar a quem mais precise da tua ajuda.