TERÇA FEIRA
Palavra
Quando O viram, adoraram n’O; mas alguns ainda duvidaram.
Jesus vai-se embora, apesar de alguns vacilarem. Não é depois de terminar o processo de fé dos seus mais próximos que Jesus se vai. Deixa a tarefa de completar a abertura à fé de alguns discípulos com a missão deles mesmos terem de pregar a outros (baptizar); a acção evangelizadora evangeliza também aquele que se compromete a realizá-la.
Meditação
O acto de fé nunca está completo na comunidade. Haverá sempre alguém que vacila. Surpreende a confiança de Jesus nos seus discípulos e na missão que lhes entrega: fazer novos discípulos os que ainda não têm força para se ajoelharem e O adorarem. Alguns confirmar-se-ão na fé cumprindo o mandamento de a anunciar. Em que ponto se encontra a minha fé? Quais são os momentos ou as causas que suscitam a mim a “dúvida”?
Oração
Faz, meu Deus, que vivamos como Tu, que façamos tudo envoltos pela tua presença, que recordemos sempre em quem nos fiámos e assim caminhemos tranquilos pela estrada da vida. Sabemos que tu continuas a actuar na história. Por isso colocamos hoje nas tuas mãos a dor do mundo. Tenta-nos, Senhor, o desalento, leva-nos a comodidade e o egoísmo. Faz que nos convertamos a ti de todo o coração, para nos reconciliarmos ente nós e para inventar um mundo mais humano.
Acção
Prolonga hoje o teu tempo pessoal de oração, oferecendo-te mais uns minutos para “adorares” a Deus.