Lectio divina: 5º Domingo tempo comum

A vocação ou o chamamento de Deus para uma missão pessoal, é o tema deste domingo. Não é algo de genérico, de abstrato, de meramente humano. Sendo próxima é animada pelo sopro do Espírito e pela paixão do servir. O Deus que se revela é o Deus que chama e envia.

2. Is 6,1-2a.3-8
2.1 Narração
No ano em que morreu Ozias, rei de Judá, vi o Senhor sentado num trono alto e sublime. (…) A sua glória enche toda a terra!» (…) Então exclamei: «Ai de mim, que estou perdido, porque sou um homem de lábios impuros, moro no meio de um povo de lábios impuros e os meus olhos viram o Rei, Senhor do Universo».
2.2 Teofania
Isaías está no templo a participar numa liturgia, quando se vê envolto numa teofania inefável. Sentindo-se frágil e pecador, tem consciência, no curso da sua visão, de que o anjo de Javé o envolve, lhe purifica os lábios, e o convida para a missão. Generosamente Isaías oferece-se para partir. Ultrapassado o torpor do momento e da indecisão, Isaías segue a claraboia da luz do seguimento vocacional. É investido como profeta. Ano da misericórdia. Um tempo vocacional. Deus quer curar as nossas feridas e dar sentido às nossas ações: ”Foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40). Eis a fonte da consolação e o desejo de entrar no coração de Deus através das obras de misericórdia corporais e espirituais.
3. Salmo 137 (138)
3.1 Na presença dos Anjos, eu Vos louvarei, Senhor
O Salmo 138 que hoje cantamos, é «o canto do chamamento universal», como o define Santo Atanásio (século IV).
O orante, voltado para o Templo, transborda de felicidade porque sabe que no horizonte celeste do seu olhar está o Senhor. Todos os reis da terra irão acompanhar o Salmista em oração. Não esqueçamos que Maomé irá imitar este Salmo ao colocar a oração a Alá, voltada para Meca, como um ponto fundamental que ainda hoje se realiza.
4. 1Cor 15,1-11
4.1 Narração
(…) Transmiti-vos em primeiro lugar o que eu mesmo recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maior parte ainda vive, enquanto alguns já faleceram. Posteriormente apareceu a Tiago e depois a todos os Apóstolos.
Em último lugar, apareceu-me também a mim, como o abortivo. (…) Por conseguinte, tanto eu como eles, é assim que pregamos; e foi assim que vós acreditastes.
4.2 Credo cristão
É nesta primeira carta aos coríntios que encontramos as primeiras verdades de fé do credo cristão, aqui esboçadas pela mão de Paulo. A revelação de Jesus como referente obrigatório da nossa vida, decorre da nossa condição humana apoiada na visão da fé em Jesus Cristo, acolhida pela comunidade cristã. Ao subir para as barcas da nossa vida, tantas vezes, vazias, Jesus aprofunda em nós aquela pureza original do “sim, creio” que os nossos pais e padrinhos disseram por nós no dia do nosso batismo.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Mais recursos

Todas
Recursos 503
Oração 174
Músicas 0
Técnicas e Dinâmicas 31
avaliar-globalidade-catequese
Avaliar a globalidade da catequese
Para lá dos detalhes, como é que avaliamos a totalidade da catequese?Não da catequese do 5º ao 7º ano....
Avaliar-me-catequista-crente
Avaliar-me como catequista e como crente!
Partilhamos um esquema de avaliação e desempenho para catequistas. Não pretende fazer acusações nem premiar...
Pentecostes-1
Pentecostes ou as línguas de fogo
O livro "Da mão para o coração - 5 minutos de criatividade para a Bíblia" sugere uma atividade para se...
6 dicas Tempo Pascal
Seis ideias para dinamizar o Tempo Pascal

Há diversas formas de convidar a comunidade a celebrar a Páscoa.

Dia do Pai
Dia do pai - celebração familiar
Este dia celebra-se no dia 19 de março, porque é o dia de S.José. Sugerimos esta breve celebração antes...
5 dicas para a Quaresma
5 dicas para dinamizar a Quaresma
Neste artigo, damos-te cinco dicas para dinamizares a Quaresma, envolvendo as crianças e famílias da...
Dramatização do Evangelho
Dramatização do Evangelho
A dramatização é uma das linguagens possíveis para anunciar o Evangelho. No teatro, comunicamos com o...
Como lidar com fracasso catequese
Como lidar com o fracasso na catequese?

Às vezes, as coisas correm mal. Como reagir?