5. Lucas 5,1-11
5.1 Narração
Quando Jesus acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes». Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. (…) Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». (…) Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». (…) Eles deixaram tudo e seguiram Jesus.
5.2 Pesca milagrosa
Chamamento. Eis uma cena de esplendor, preparada minuciosamente por Jesus. São três personagens que irão estar ao lado de Jesus em todos os momentos importantes: Pedro, Tiago e João. Estava definido o ambiente, o lago de Genesaré. Os três serão pescadores, a sua atitude será o abandono radical de tudo e de todos, para seguir Jesus.
O momento escolhido é o da pesca milagrosa tendo como antecedente o fracasso da noite em que nada pescaram. São assim os caminhos de Deus.
5.3 Profissão de Pedro
Depois da pesca milagrosa todos ficam sem respiração. É o momento da Palavra eloquente. A brisa primaveril fez-se sentir. Delineou o caminho. O sol brilha. Os passos seguintes serão marcados pela audácia. A resposta de Pedro é irrecusável, própria de quem traz dentro de si a luz da fé e da esperança. Jesus descodifica o seu desejo como uma insaciável sede de infinito. A cena termina no seguimento.
6. Meditação
A força da Palavra. A sequência cinematográfica do ambiente do largo de Genesaré tem quatro elementos fontais: a barca, os peixes, as redes e os pescadores. O ator principal é Jesus, com a multidão à volta. Jesus pede para afastar a barca. Somente que tinham chegado duma alvorada de fracasso. De repente tudo muda. Não é o vento, nem o marejar das águas ou a ondulação, mas a palavra nova de Jesus. Com a abundância da pesca vem a troca da profissão: “de hoje em diante serás pescador de homens”. “A força da palavra é de quem a pronuncia. O autor da palavra é Cristo. Deus fala e a palavra faz nascer o mundo, a luz, as águas e os animais. A palavra de Deus não é apenas um ensinamento, é também uma ordem, um imperativo, um ato criador” (Alessandro Pronzato).
7. Oração
Senhor, assustam-me os tumultos do mar à minha volta, tenho a vontade atada de pessimismos, as incertezas, a pobreza do meu coração desencorajam-me mais uma tentativa…Vem abrir a porta ao milagre, Senhor da Vida, afunda-me na tua palavra, liberta as redes do meu medo, e molda no meu coração um coração de discípulo. É a hora de ser pesca, de ser isco e de ser pescador no mar do teu amor! (Sementes de Evangelho)

Páginas: 1 2 3