SÁBADO

Palavra

«Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do baptismo que João pregou: 38Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando a todos os que eram oprimidos pelo Demónio, porque Deus estava com Ele”. Nós somos testemunhas de tudo o que Ele fez no país dos judeus e em Jerusalém; e eles mataram-n’O, suspendendo-O na cruz. 40Deus ressuscitou-O ao terceiro dia. (Act 10,37-38 – 1ª Leitura)

Em breves pinceladas, São Lucas põe na boca de São Pedro um maravilhoso resumo da vida de Jesus, – para os gentios, Cornélio e Família – apresentando-O como o verdadeiro benfeitor e único salvador que preenche as angústias e anseios do mundo enfermo. Iniciando com o Baptismo, refere as controvérsias com os chefes judeus, a crucifixão e finalmente a vitória da Ressurreição.

 

Meditação

Jesus “passou fazendo o bem e curando todos os oprimidos…porque Deus estava com Ele”. Que elogio mais eloquente e santo se pode fazer a uma pessoa? Passar pelo mundo fazendo o bem! Hoje investe-se cada vez mais na filantropia moderna para criar imagem. Jesus fazia o bem e curava “porque Deus estava com Ele”. Não conta apenas o bem. É imprescindível a sua motivação, a sua origem, o seu objectivo. Eu passo fazendo o bem? E a quem o faço? As motivações? Actuo carinhosa e curativamente porque sinto que é assim que Deus faz comigo?

 

Oração

“Sede santos porque Eu sou santo”! Sede bons como Eu sou bom, que faço nascer o sol para bons e maus e cair a chuva para todos. Não me façais bonzinho, Senhor, mas criai em mim um coração grande como as areias do mar e firme como as rochas da praia, a fim de que também eu passe pela vida fazendo o bem.

 

Acção

Estamos a viver a semana da Páscoa, a semana da alegria, a semana da vitória sobre o mal. Tentarei resolver todos os problemas e/ou contratempos que me surgirem hoje, através da alegria activa enquanto “fruto do Espírito Santo”.

 

Pe. Luciano Miguel, sdb

 

Se quiseres entrar em contacto connosco e partilhar as tuas reflexões e sugestões podes fazê-lo para o seguinte email: orarapalavra@gmail.com. Quem quiser receber estes materiais no e-mail basta entrar em contacto connosco através do email.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7