Ano A – S. Pedro e S. Paulo
«Tu és o Messias»
Dois pilares da Igreja, da primeira comunidade. Dois apóstolos anunciadores de um novo rumo para a humanidade: Jesus Cristo. Dois percursos, uma história. Dois projectos, um só sentido. Pedro, pedra fundamental. Paulo, incansável voz. Testemunhas do amor de Jesus, não puderam calar a experiência de Jesus Resusscitado. De Pedro e Paulo até nós. Uma fé ardente. Sempre viva. Uma fé que permanece nos que, na Antioquia de hoje, se declaram “cristãos”, de Cristo. Na Acrópole do nosso mundo anunciando um Deus cada vez mais desconhecido. Combatendo o bom combate de Cristo. Messias da nossa vida.
Segunda Epístola de S. Paulo a Timóteo (4,6-8.17-18)
Caríssimo: Eu já estou a ser oferecido em sacrifício, e o momento da minha morte está iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Daqui em diante, está-me reservada a coroa da justiça, que o Senhor, o justo Juiz, me dará no dia do juízo; e não só a mim, mas também a todos aqueles que tiverem esperado com amor a Sua manifestação. Apressa-te a vir ter comigo sem demora. O Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todos os pagãos a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me há-de livrar de toda a acção perversa e me levará são e salvo ao Seu Reino celeste. Glória a Ele por todo o sempre. Amen.
Evangelho segundo S. Mateus(16,13-19)
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e fez aos discípulos esta pergunta: «Quem dizem as pessoas que é o Filho do Homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou um dos profetas». Jesus replicou-lhes: «E quem dizeis vós que Eu sou?» Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse-Lhe: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo!». Jesus respondeu-lhe: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim Meu Pai que está nos Céus. E Eu também te digo a ti: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja, e as forças do Inferno não levarão a melhor contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na Terra ficará ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra ficará desligado os Céus».