TERÇA-FEIRA

PALAVRA Mt 26, 30-35

Cantaram os salmos e seguiram para o Monte das Oliveiras.Então Jesus disse-lhes: «todos vós, esta noite, vos escandalizareis por minha causa, como está escrito: ‘Ferirei o pastor edispersar-se-ão as ovelhas do rebanho’.Mas, depois de ressuscitar, preceder-vos-ei a caminho da Galileia.»Pedro interveio, dizendo: «Ainda que todos se escandalizem por tua causa, eu não me escandalizarei».Jesus respondeu–lhe: «Em verdade te digo: Esta mesma noite, antes do galo cantar, Me negarás três vezes.»Pedro disse-lhe: «Ainda que tenha de morrer contigo, não Te negarei!» E o mesmo disseram todos os discípulos.

 

A noite é a hora do poder das trevas. Fez-se noite no coração dos discípulos que não entendem o que está a acontecer. No anúncio da sua Paixão, Jesus mostra-se senhor da situação e prepara os seus para o escândalo da Cruz. Não entendem que a paixão não é uma fatalidade, mas uma opção de amor. Pedro entusiasma-se. Manifesta a sua decisão, mas a partir das próprias forças, a partir de si, e não a partir da força de Deus. O resultado é a incoerência da negação, o medo, a fuga! O mesmo se passou com os outros discípulos. Para os animar, Jesus fala-lhes já da ressurreição e da aparição futura na Galileia.

 

MEDITAÇÃO

Também nós por vezes nos escandalizamos com a Palavra e a atitude de Jesus porque não entendemos a grandeza do Seu amor. Quando a fragilidade da nossa fé nos impede de acolher o mistério divino e a vontade de Deus, partilhamos desta noite dos discípulos. Auto-suficientes, cheios de nós mesmos, confiantes nas nossas forças e prescindindo de Deus, julgámo-nos capazes, como Pedro, e prometemos ir até ao fim! E, logo a seguir, diante do primeiro obstáculo, dificuldade, oposição, aridez…falhamos, faltamos à palavra da promessa! É o pecado do nosso orgulho à espera da redenção!

 

ORAÇÃO

Senhor, liberta-me da auto-suficiência e do orgulho que me levam a contar mais com as minhas capacidades do que com a Tua graça e misericórdia. Move-me na verdade e na humildade do Teu seguimento e nos meus compromissos para Contigo, com a Igreja, com a comunidade, com a família, com a sociedade. Quero confiar mais em Ti, contar mais com a Luz e a força da Tua presença. Só por mim nada mais conseguirei do que negar-Te e trair-Te. Ajuda-me a não fugir de Ti e da cruz que me ofereces.

 

ACÇÃO

À luz da narrativa da Paixão do Senhor reflectirei sobre a minha coerência de vida cristã, sobre os obstáculos que encontro, os desvios, fugas, infidelidades, situações em que procuro a minha glória e o meu interesse e não a glória no seguimento do Senhor. Rezo a verdade da minha vida.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8