QUARTA-FEIRA

PALAVRA Mt 26, 37-42

Tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.Disse-lhes, então: «A minha alma está numa tristeza de morte; ficai aqui e vigiai comigo.»E, adiantando-se um pouco mais, caiu com o rosto por terra, enquanto orava e dizia: «Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice. Todavia, não se faça como Eu quero, mas como Tu queres.»Depois  foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: «Nem sequer pudeste vigiar uma hora comigo!Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é débil.»De novo se afastou, pela segunda vez, e orou, dizendo: «Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que Eu o beba, faça-se a tua vontade!»

 

Evocando palavras do Sl 42,6 Jesus comunica aos discípulos que tinham sido testemunhas da transfiguração o seu estado de tristeza mortal. Experimenta a dureza do sofrimento. Cai sob o peso da angústia, da solidão, da incompreensão e do abandono. Assume até ao fim toda a condição humana de um condenado e de um apaixonado. As palavras de Jesus não são de resignação, mas de total conformidade com a vontade do Pai. “Faça-se a Tua vontade”, fora o seu alimento e é a sua decisão final!

 

MEDITAÇÃO

Toda a vida de Jesus foi um Sim permanente à vontade de Deus. Nesta hora não podia ser diferente para um coração que ama e se entrega sem condições. Pede-nos que permaneçamos com Ele, em vigília de amor e confiança, mesmo, e sobretudo, quando o sofrimento, a solidão, o abandono, a injustiça ou qualquer outra forma de sofrimento nos esmaga e atira por terra. Jesus não nos quer a ‘dormir’, mas em vigília de fé e de esperança. Se o sofrimento tocar a nossa vida, olhemo-lo com os olhos e o coração de Jesus e d`Ele aprendamos a lição: “faça-se a Tua vontade!”

 

ORAÇÃO

Rezo os momentos de noite e de sofrimento da minha vida, fazendo minhas as palavras da oração de Jesus:

“Meu Pai, se é possível afasta de mim este sofrimento, esta situação…mas, se nada pode mudar, não se faça como eu quero, mas como Tu queres. Seja feita a Tua vontade, seja ela qual for!”

 

ACÇÃO

Leio, medito e rezo esta passagem do Evangelho para que o exemplo do Sim de Jesus à vontade do Pai toque e transforme a minha vida.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8