QUINTA-FEIRA

PALAVRA  Mt 26, 58-59. 69-75

Pedro foi-O seguindo de longe até ao palácio do Sumo Sacerdote. Aproximando-se, entrou e sentou-se com os guardas, para ver como acabaria de tudo aquilo. Entretanto  os príncipes dos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um testemunho falso contra Jesus.(…)Entretanto, Pedro estava sentado no pátio. Uma criada aproximou-se dele e disse-lhe: «Tu também estavas com Jesus, o Galileu.»Mas ele negou diante de todos, dizendo: «Não sei o que dizes.»Dirigindo-se para a porta, foi visto por outra criada que disse aos cinrcunstantes: «Este também estava com Jesus de Nazaré.»Ele, de novo, ele  negou com juramento: «Não conheço tal homem.»Pouco depois, aproximaram-se os que ali estavam e disseram a Pedro: «Com certeza tu és deles, pois até a fala te denuncia.»Começou, então, a dizer imprecações e a jurar: «Não conheço tal homem!» E, imediatamente, um galo cantou.Então Pedro lembrou-se das palavras de Jesus dissera: «Antes do galo cantar, tu Me negarás três vezes.» E, saindo, chorou amargamente.

 

Nesta reunião do Sinédrio procura-se uma testemunha falsa para dar aparência de legalidade ao processo de condenação. Pedro vê e observa disfarçadamente. Atitude que não condiz com o que prometera à instantes. Conforme profetizara Jesus, este discípulo cai na tríplice negação. Na sua fragilidade não conseguiu enfrentar a verdade da situação. O medo e a fraqueza venceram-no. Negou Jesus: ‘não O conheço’; palavras duras para com um amigo! Ao tomar consciência da sua queda, Pedro chora amargamente. À hora da queda, segue-se a hora da salvação antecipada, porque hora da verdade!

 

MEDITAÇÃO

A hora de Jesus é a nossa; também temos a nossa noite; horas obscurecidas por traições e recusas. Somos dos seus e muito capazes de O abandonar! Professámos amor e fidelidade e, na hora da verdade, não sabemos quem Ele é! Negámo-Lo. Mas tudo é caminho de salvação se, depois da queda, chorar sinceramente o arrependimento e seguir a Cristo mais de perto. Importa que as negações, traições, fugas, disfarces…não tenham a última palavra. É imprescindível escutar a verdade da consciência e deixar que o Espírito nos mova ao arrependimento e a lágrimas de renovação.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, suplico a Tua misericórdia, colocando-me diante de Ti consciente das minhas negações e inclinação para o mal, mas também reconhecendo que és o Libertador e Salvador, que restauras o meu ser segundo o Teu projecto. Olhas mais à minha confissão de fé e amor do que ao meu pecado. Foi assim que fizeste com Pedro e eu não sou diferente! “Sabes que Te amo!” Ajuda-me a caminhar nesta consciência e a seguir-Te. Vence a minha fraqueza, medos e preconceitos, com a força do Teu amor!

 

ACÇÃO

Grata ao Senhor pelo dom da herança perene do seu amor misericordioso feito proximidade, participarei na Eucaristia da Ceia do Senhor, sentindo-me um dos seus, chamada/o à intimidade.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8