Nesta obra biográfica, faz-se memória do papel importante que o monge dominicano frei Manuel de Santo António teve na história política e religiosa de Timor.
{slider=Sobre D.Frei Manuel de Santo António}
Nascido em Goa, foi investido no cargo de visitador em Timor. No início de 1698, fixou-se no reino de Luca, de onde estendeu a sua actividade apostólica conseguindo a conversão de vários reis. Após a morte de António Hornay, nem o Governador Mesquita Pimentel, nem o seu sucessor, Coelho Vieira conseguiram restaurar a soberania portuguesa em Timor. Foi então nomeado António Coelho Guerreiro que conseguiu negociar com Lourenço Lopes graças à intervenção de frei Manuel de Santo António, a quem o novo governador denominaria como «Anjo humano». Entretanto o governador foi substituído por Jácome Morais Sarmento e foi de novo graças à intervenção do monge dominicano que Domingos da Costa e os seus capitães lhe prestaram obediência. No entanto, um diferendo entre Morais Sarmento e Frei Manuel a propósito da prisão de D.Mateus Costa minou as relações até então estabelecidas. Quezílias entre o prelado e o poder passaram a ser frequentes.
D.Frei Manuel de Santo António é um testemunho de luta pela justiça, liberdade e dignidade.
{/slider}
{slider=Sobre o autor}
Carlos Filipe Ximenes Belo nasceu em Baucau, Timor-Leste, a 3 de fevereiro de 1948.
Depois da instrução primária em Baucau e Ossú, frequentou o Semi¬nário de Nossa Senhora de Fátima, em Dare (Díli) e os Seminários salesianos de Mogofores (Anadia) e Manique do Estoril. Frequentou a Faculdade de Teologia da UCP (Lisboa) e a Univer¬sidade Salesiana de Roma. Foi orde¬nado sacerdote a 26 de Julho de 1980, e recebeu a ordenação episcopal em Díli, no dia 19 de Junho de 1988. Foi Administrador Apostólico da Diocese de Díli, de 1983 a 2002. É co-laureado do Prémio Nobel da Paz, em 1996, jun-tamente com o Dr. José Ramos-Horta.
{/slider}
{slider=Vídeo – Entrevista ao autor sobre o livro}
{youtube}uRvRkJ3t-j0{/youtube}
{/slider}