Novo livro de D.Ximenes Belo

No próximo dia 26 de maio, decorrerá na FNAC de Santa Catarina, pelas 16h00, a apresentação do livro “Dom Frei Manuel de Santo António” da autoria de D.Ximenes Belo.

Nesta obra biográfica, faz-se memória do papel importante que o monge dominicano frei Manuel de Santo António teve na história política e religiosa de Timor.
{slider=Sobre D.Frei Manuel de Santo António}

Nascido em Goa, foi investido no cargo de visitador em Timor. No início de 1698, fixou-se no reino de Luca, de onde estendeu a sua actividade apostólica conseguindo a conversão de vários reis. Após a morte de António Hornay, nem o Governador Mesquita Pimentel, nem o seu sucessor, Coelho Vieira conseguiram restaurar a soberania portuguesa em Timor. Foi então nomeado António Coelho Guerreiro que conseguiu negociar com Lourenço Lopes graças à intervenção de frei Manuel de Santo António, a quem o novo governador denominaria como «Anjo humano». Entretanto o governador foi substituído por Jácome Morais Sarmento e foi de novo graças à intervenção do monge dominicano que Domingos da Costa e os seus capitães lhe prestaram obediência. No entanto, um diferendo entre Morais Sarmento e Frei Manuel a propósito da prisão de D.Mateus Costa minou as relações até então estabelecidas. Quezílias entre o prelado e o poder passaram a ser frequentes.
D.Frei Manuel de Santo António é um testemunho de luta pela justiça, liberdade e dignidade.
{/slider}

{slider=Sobre o autor}

Carlos Filipe Ximenes Belo nasceu em Baucau, Timor-Leste, a 3 de fevereiro de 1948.
Depois da instrução primária em Baucau e Ossú, frequentou o Semi¬nário de Nossa Senhora de Fátima, em Dare (Díli) e os Seminários salesianos de Mogofores (Anadia) e Manique do Estoril. Frequentou a Faculdade de Teologia da UCP (Lisboa) e a Univer¬sidade Salesiana de Roma. Foi orde¬nado sacerdote a 26 de Julho de 1980, e recebeu a ordenação episcopal em Díli, no dia 19 de Junho de 1988. Foi Administrador Apostólico da Diocese de Díli, de 1983 a 2002. É co-laureado do Prémio Nobel da Paz, em 1996, jun-tamente com o Dr. José Ramos-Horta.

{/slider}

{slider=Vídeo – Entrevista ao autor sobre o livro}

 {youtube}uRvRkJ3t-j0{/youtube}

{/slider}

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa