- Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma jovem…
Deus não olha para o teu cartão de cidadão. A idade não tem importância para Deus. Maria tinha apenas 15 anos e, no entanto, Deus olha para ela.
Qual é a tua idade? 12, 13, 14, 15, 16…18…? Qual é a idade do teu coração? Se o teu coração está cheio de esperança, de projetos, de vida… Vai em frente!
- …uma jovem noiva com um homem chamado José
Tens namorado(a), ou estás sentimentalmente descomprometido? Deus preocupa-se mais com o teu nível de compromisso do que com o teu “estado civil”. Estás disposto a comprometer-te com o teu namorado(a), com os teus amigos, com a tua paróquia, com Deus, para construir um mundo mais justo, mais humano e mais solidário?
- …o nome da jovem era Maria
Deus não chama o mais inteligente ou o mais simpático ou o mais…
Deus está apaixonado por ti e chama-te pelo teu nome. E chama-te a todas as horas, em todos os momentos… “Ah! Mas eu não o ouço…!”
Não te preocupes, presta atenção: Deus chama-te através dos teus irmãos e irmãs, sobretudo dos mais necessitados.
- Ao entrar em casa de Maria…
E tu que pensavas que era preciso ir à igreja, a um mosteiro ou até mesmo ao deserto para que Deus reparasse em ti! Nada disso! Se tu ( O ) deixares, Deus entrará na tua vida, no teu coração.
E isso acontecerá em tua casa, no supermercado, na tua escola ou num retiro…
- Ao ouvir estas palavras…
A mensagem com que Deus te contacta é pessoal, é diferente para cada um dos seus filhos. O importante é que permaneças em atitude de escuta e não silencies nem apagues o teu coração.
- … ela perturbou-se
Medo? Espanto? … Que sentimentos produz em ti o chamamento de Deus? Todos são positivos, exceto um: o da indiferença.
- … e inquiria de si própria o que significava tal saudação
A incerteza, as dúvidas e as perguntas são normais. É bom perguntarmo-nos todos os dias, em cada circunstância ou acontecimento, o que é que Deus nos está a tentar dizer.
- Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.
Dizer sim! Esta é a “parte complicada”, não é? Mas se tens a certeza de que Ele nunca te deixará sozinho, porque não experimentas dizer-Lhe que conte contigo? Deus, garanto-te, não te faltará.
Texto traduzido e adaptado a partir de “La vida de Maria en juegos”, José Maria Escudero